Agnessa esclareceu dúvidas e deu dicas aos participantes

Lojistas são capacitados para vendas pela internet com o uso de mídias sociais

Curso foi promovido pela CDL Chapecó

As redes sociais deixaram de ser apenas ferramentas de relacionamento e tornaram-se importantes estratégias para estimular o consumo. Basta um clique e pronto, a compra está feita. Diante deste novo cenário é fundamental que o comércio varejista esteja atento às mudanças. Com o objetivo de orientar os lojistas sobre a maneira adequada de efetuar vendas pela internet utilizando as mídias sociais, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL), através da Escola de Negócios do Varejo, promoveu nesta semana o curso “Mídias sociais: como vender pela internet” com a especialista em marketing digital Agnessa Leite.

Agnessa ressaltou a importância de efetuar um bom planejamento de marketing digital. “É através de um estudo do consumidor que o lojista identificará quais as redes sociais mais adequadas para o seu público-alvo, bem como os melhores horários e a frequência com que devem ser feitas as publicações. Além disso, é fundamental acompanhar uma análise de dados e identificar qual o retorno as redes sociais estão oportunizando para assim efetuar ações mais assertivas”, explicou.

Segundo a palestrante, o uso de imagens e textos devem ser pensados de maneira a engajar e gerar vendas. “O Facebook e o Instagram, por exemplo, passaram a disponibilizar ferramentas específicas para vendas, o que facilita o comércio de produtos pela internet. Portanto, é importante saber como e quando utilizá-las para que se tenha eficiência no alcance dos consumidores, uma vez que a internet oferece uma infinidade de oportunidades de compras”, observou.

PREFERÊNCIA

Pesquisa realizada em 2017 pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em todas as capitais brasileiras mostra que 47% dos consumidores com acesso à internet têm o costume de efetuar pesquisas online antes de concretizar uma compra em loja física. As principais buscas são em relação ao preço (30%), detalhes e características dos produtos e/ou serviços (12%) e, também, a opinião de outros clientes (5%).

Entre os produtos mais pesquisados para compras na internet estão os celulares (59%), os eletrodomésticos (54%), eletrônicos (50%) e acessórios para celulares, tabletes e computadores (25%). A pesquisa demonstrou que a internet é o meio preferido de 60% dos internautas no momento de fazer as compras e 14% preferem as lojas físicas, 25% demonstraram-se indiferentes.

Com relação aos motivos pelos quais ocorre o interesse pela compra online 55% justificaram que têm a impressão de que o produto é mais barato do que nas lojas físicas. Outros motivos que levam à compra online são a comodidade (51%) e a rapidez (26%). Além disso, as compras online também se destacam quando o assunto é maior variedade de produtos, 70% dos entrevistados citaram esse diferencial. Na sequência aparecem a disponibilidade de informações (61%), possibilidade de personalização da compra (61%) rapidez na aquisição (60%), facilidade para escolher produtos (60%) e melhores formas de pagamento (47%).

 

????????????????????????????????????

CDL Chapecó comemora 49 anos em defesa do comércio lojista

 

Foi o empresário Oclides Antônio Cansian que, em abril de 1969, teve a missão de fundar e presidir o Clube de Dirigentes Lojistas de Chapecó. A entidade, que comemora 49 anos atuando em favor do comércio, passou em 1994 a denominar-se Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Criada para representar, integrar e desenvolver o setor no principal polo comercial do grande oeste catarinense, atua promovendo o associativismo e presta serviços com produção de informação e profissionalização empresarial.

Presidida atualmente pelo empresário Clóvis Afonso Spohr, já teve a contribuição de presidentes que passaram pela entidade e deixaram sua marca. Todas as ações da entidade estão baseadas nos valores de inovação, competitividade, responsabilidade social, relacionamento e ética. “Nosso objetivo é fornecer serviços para a administração do comércio varejista, sendo referência na profissionalização e qualificação do setor”, salienta Spohr.

A CDL Chapecó atua ativamente para a expansão do município com ações que estimulam o desenvolvimento do comércio lojista. A entidade nasceu junto com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), que se transformou no maior e mais eficiente guardião das relações comerciais entre lojistas e consumidores.

O SPC foi criado para preservar o crédito e dar mais segurança às operações comerciais, prestando informações de empresas e pessoas aos seus associados, através de um banco de dados que permite a consulta para verificação da conduta comercial de consumidores. Trata-se do mais respeitado e reconhecido sistema de proteção e controle do crédito do País.

Em 1996 a entidade criou o Dia D, uma das mais bem-sucedidas iniciativas do setor privado catarinense, concebida para modernizar o segmento comercial e estreitar o relacionamento entre lojistas e consumidores. “Com o Dia D conseguimos alavancar melhorias nas áreas de treinamento pessoal, aperfeiçoamento de layouts das lojas, atualização nos mix de produtos, ajustamento de logística de estoques e profissionalização gerencial”, salienta Spohr.

No ano de 1999 conquistou a sede administrativa no Centro Executivo do Sistema Empresarial de Chapecó (CESEC), onde divide espaço com outras entidades patronais, proporcionando maior agilidade e segurança nos serviços prestados pela entidade, incentivando o dinamismo no planejamento das atividades corporativas, técnicas e assistenciais.

Em 2008 a CDL Chapecó inaugurou a moderna sede campestre, uma das obras mais aguardadas pela comunidade lojista chapecoense. Com um projeto arquitetônico moderno e funcional, está localizada às margens da rodovia Chapecó/Goio-Ên e oportuniza eventos, formaturas, casamentos, entre outros.

“Para nossa gestão é motivo de muito orgulho estar fazendo parte da diretoria de uma entidade que representa cerca de 1.700 associados que confiam em nosso trabalho diário na busca de expandir o comércio tornando Chapecó, cada vez mais, uma referência para o grande oeste catarinense”, observa o vice-presidente Gilberto João Badalotti.

LOJAS FUNDADORAS

As lojas fundadoras da CDL de Chapecó foram a Casas Néri Ltda, Dorval Cansian e Irmãos, Irmãos De Marco e Cia, Farmácia Popular, Rádio Frequência S.A., Auto Oeste e Cia Ltda, Ernesto Trentin, Farmácia São Carlos, Antônio Martinelli, Giacomazzi Ltda, Joalheria Marchese e Cia Ltda, Lodovico Silvestre, Casa Omega, Joalheira Dal Bosco, Tomazelli e Cia Ltda, Comercial de Calçados Ltda, Gisi Giacomazzi e Cia Ltda, L.I. Fernandes, Lojas Raizer Ltda, Morandini De Marco e Cia, Construtora e Fornecedora de Materiais Ltda, Irmãos Sordi Ltda, Real Foto Estúdio, Curtume Imperial S.A, Casa Damo Ltda e Heitor Pasqualotto.

Pai e filho comentaram sobre o processo de sucessão em empresas familiares

Proprietários da Azeplast relatam trajetória profissional

Evento foi promovido pela CDL Jovem Chapecó

“Separar as questões familiares das empresariais é fundamental para o sucesso de um empreendimento”, afirmou o presidente da Azeplast, Djalma Velho de Azevedo, durante o projeto “Trajetória Profissional” promovido pela CDL Jovem de Chapecó, nesta semana. Ao lado do filho e sucessor, Djalma Aquino Azevedo, que assume o cargo de diretor geral da empresa, falou aos jovens empresários sobre a sucessão familiar e relatou sobre sua história profissional.

Com a missão de oferecer soluções em embalagens que possibilitem a seus clientes, fornecedores e colaboradores a incorporação de hábitos mais sustentáveis, a Azeplast iniciou suas atividades em 1991. Segundo Djalma Aquino Azevedo, a empresa atua na reutilização de resíduos recicláveis, reduzindo os impactos ambientais em busca de um futuro melhor para o planeta.

“A nossa fábrica, localizada em Chapecó, foi desenvolvida e planejada de forma ordenada e com tecnologia de ponta. O processo é verticalizado e vai desde a fabricação da matéria-prima reciclada até a fabricação de sacos. Temos capacidade produtiva mensal de 400 toneladas de filme e 400 toneladas de resina reciclada”, relatou o diretor geral da empresa.

A empresa produz sacos para lixo institucional e embalagens para indústrias atuando no segmento de filmes flexíveis e reciclagem. Com atuação em todo o Brasil, a empresa conta, atualmente, com 150 colaboradores. “Possuímos o maior mix de produtos do mercado voltados a linha de sacos para lixo com qualidade e responsabilidade social e ambiental. Em 2017 tivemos um crescimento de 25% e esperamos o mesmo para o ano de 2018. O sucesso de nossa empresa está diretamente vinculado aos nossos colaboradores que se dedicam diariamente em oferecer o melhor aos clientes”, reforçou Djalma Velho de Azevedo.

Com relação a sucessão familiar o presidente da Azeplast salientou ser fundamental saber dividir o que é família e o que é empresa. “Sempre disse ao Djalma que ele conquistaria o espaço dele na empresa diante dos seus próprios esforços e não por ser meu filho. Dedicação, comprometimento e perseverança fazem a diferença para o sucesso de uma empresa”, finalizou.

 

eSocial-como-pagar

Curso explica eSocial e o impacto das mudanças nas empresas

Iniciativa é da CDL Chapecó nos dias 21 e 22 de maio

 

Entrou em vigor em janeiro de 2018 o eSocial que pretende simplificar e unificar a entrega das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais de empresas em todo o País. A intenção é eliminar redundâncias, otimizar processos e buscar por garantia de maior segurança, além de dar ao governo mecanismos de identificação de irregularidades com maior eficiência.

Com o objetivo de esclarecer melhor sobre essas mudanças, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) promove nos dias 21 e 22 de maio (segunda e terça-feira) o curso “eSocial e seu impacto na relação trabalhista, segurança e saúde do trabalhador”. O treinamento será promovido das 19h às 22h no auditório da entidade e terá como palestrante a advogada Rosane Machado Carneiro que explicará os impactos da nova obrigação do Governo Federal.

O que é o eSocial, seus objetivos e impacto, quem está obrigado, legislação e vigência e o que muda serão temas explanados pela advogada. Além disso, Rosane esclarecerá as penalidades previstas e os pontos críticos. Saúde e Segurança do Trabalho (SST), eventos do cadastro inicial e trabalhistas como admissão e afastamentos, eventos periódicos, registro dos eventos trabalhistas, plano de ação e cartilha de novos procedimentos também serão abordados durante a capacitação.

Os interessados em participar podem se inscrever pelo telefone (49) 3319-4317, WhatsApp (49) 9 9925-5819 ou no e-mail cursos@chapeco.cdl-sc.org.br. O valor é de R$ 140,00 para os dois dias.

 

smart-home-3148026_960_720

Vendas pela internet: como alcançar os consumidores nas redes sociais

CDL Chapecó promove curso com especialista em marketing digital

 

Nos dias atuais, em que a maioria da população passa boa parte do tempo conectada, as redes sociais tomaram um papel de destaque nas relações, inclusive nas de consumo. Diante deste cenário, o comércio convencional precisa se reinventar e estar presente, também, no meio digital. Para orientar lojistas a como efetuar vendas pela internet utilizando as mídias sociais, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL), através da Escola de Negócios do Varejo, promove o curso “Mídias sociais: como vender pela internet” com a especialista em marketing digital Agnessa Leite.

         O treinamento está previsto para os dias 25 e 26 de abril (quarta e quinta-feira), das 19h às 22h, no auditório da entidade. A palestrante explanará sobre a importância do planejamento de marketing digital com estudo do consumidor identificando em quais redes postar, os melhores horários, frequência e análise de dados.

Agnessa também explicará como produzir imagens e textos que engajem e gerem mais vendas para a empresa, além de como utilizar anúncios e ferramentas para vender no Facebook e Instagram. “Esse é um curso voltado para pessoas que buscam capacitação no marketing online baseado em ações focadas nas redes de relacionamento entre comércio e consumidor visando, assim, um melhor retorno nas vendas pela internet”, observa o presidente da CDL Chapecó, Clóvis Afonso Spohr.

         Segundo ele, os lojistas devem estar atentos às frequentes mudanças no modelo de consumo a fim de alcançar seu público-alvo em diferentes plataformas. “As redes sociais são excelentes aliadas nas vendas quando utilizadas de maneira adequada. É preciso efetuar um planejamento de acordo com a realidade de cada empresa alcançando, assim, o maior número de pessoas possíveis”, complementa Spohr.

O investimento no curso é de R$ 180,00 para os dois dias. Os interessados podem se inscrever pelo telefone (49) 3319-4317, WhatsApp 9 9925-5818 ou no e-mail cursos@chapeco.cdl-sc.org.br.

CONHEÇA A PALESTRANTE

Agnessa Leite é graduada em Letras Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em Administração pela Universidade do Contestado (UnC), com especialização em Marketing Digital (Internet Inovation) e MBA em Marketing e Gestão Comercial (UCEFF Faculdades). É credenciada pelo Google (Google Expert em Adword), possui experiência em estudos de Marketing Digital desde 2012 e é diretora de marketing digital da Jump Comunicação.

 

Campanha está disponível para todos os associados da CDL Chapecó

CDL Chapecó inicia campanha Nome Limpo

A crise econômica e política que o Brasil amargou nos últimos anos ocasionou uma crescente taxa de desemprego. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa média anual subiu de 11,5% em 2016 para 12,7% em 2017. A situação gerou, também, uma redução no poder de compra dos brasileiros afetando diretamente os hábitos de consumo e aumentando o número de inadimplentes no País. Somente em Chapecó são cerca de 44 mil CPF’s negativados.

Preocupada em resgatar a valorização das pessoas em ter o poder de compra restituído a Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) inicia a campanha institucional “Nome limpo, compra certa”. “Queremos ressaltar a importância de garantir aos consumidores que tenham o seu nome limpo no mercado a fim de que possam ter a tranquilidade de efetuar suas compras, uma vez que a negativação impede o acesso ao crédito, a compra a prazo e também o acesso a financiamentos de imóveis e veículos, por exemplo”, observa o presidente da entidade, Clóvis Afonso Spohr.

A campanha é acessível a todos os lojistas associados a CDL Chapecó sem nenhum custo. O material de divulgação começou a ser distribuído e segundo Spohr, a entidade indica que os empresários deixem o material exposto em suas lojas e engajem-se na campanha. “O objetivo principal é a conscientização e a educação do consumo a fim de tentar mudar a cultura de inadimplência e devolver o poder de compra aos clientes”, complementa.

O diretor de SPC da CDL Chapecó Edson Demétrio Piana a intenção é demonstrar que o comércio está unido e fortalecer a cultura de consulta ao crédito a fim de minimizar os riscos de negativas. Segundo Piana, a campanha tem entre seus objetivos a valorização do SPC, resgatando e aumentando a sua importância.

“O SPC é a força do lojista. Queremos que o cliente se preocupe em não entrar em situação de inadimplência e aos que já estão que procurem negociar. Ter o nome limpo e ser lembrado como um bom pagador não tem preço. De acordo com as regras de cada empresa quem tem o nome limpo, tem compra certa”, complementa o diretor de SPC.

A CDL Chapecó é a única entidade no município que conta com serviços do SPC e do Serasa oferecendo também consultoria. Orienta os associados e esclarece dúvidas sobre qual a melhor consulta a ser feita e como garantir que a compra no crediário seja efetuada de maneira segura. A base de dados do SPC e do Serasa é nacional e oportuniza um amplo leque de informações, garantindo que a compra seja composta pelo maior número de dados do cliente possíveis.

 

 

????????????????????????????????????

Negociação auxilia na cobrança eficaz de inadimplentes

De acordo com dados de pesquisa feita em janeiro deste ano pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o Sul do País conta com 8,25 milhões de pessoas negativadas. O número de consumidores inadimplentes na região registrou queda de 2,62% em relação ao mesmo período do ano anterior, mas ainda assim é considerado elevado. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) preocupada com a saúde financeira de consumidores e empresários do comércio promoveu nesta semana o curso de cobrança de inadimplentes com o consultor Renivaldo José Sebben.

O curso, que contou com parceria da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), teve como objetivo abordar as práticas corretas para a recuperação de crédito eficaz. Conforme explicou Sebben, o excesso de consumo sem responsabilidade é a principal causa de inadimplência.

“Antigamente o acesso ao crédito era mais restrito e isso inibia um pouco essa situação. Hoje em dia é fácil fazer o cadastro no comércio, o prazo de pagamento também é maior e isso faz com que muitas pessoas acabem tendo seu nome negativado. Em alguns casos a situação acaba saindo de controle”. Sebben ressaltou que é  importante conhecer o histórico do consumidor, como é o comportamento financeiro dele e também é fundamental ter alguém que entenda de análise de crédito para visualizar essas informações e efetuar um diagnóstico preciso.

O consultor despertou nos participantes a necessidade de desenvolver habilidades na área de cobranças e falou sobre o poder da autoconfiança, que vem através do conhecimento adquirido. “O lojista deve ter uma postura adequada no momento de efetuar uma cobrança. Lembrar sempre de utilizar a negociação e demonstrar aos clientes a preocupação em solucionar o problema financeiro devolvendo o poder de compra e retirando o nome do consumidor dos registros de inadimplentes. Mostrar o lado da negociação é um ponto a favor do lojista”.

O presidente da CDL Chapecó, Clóvis Afonso Spohr, reforçou que o bom relacionamento com o cliente é fundamental no momento de uma negociação. “A intenção não é perder clientes e muito menos gerar um constrangimento, por isso o lojista deve prezar sempre por uma conduta respeitosa e que demonstre a preocupação em garantir que o cliente volte a consumir no comércio ou a comprar um imóvel ou um carro sem maiores problemas de restrição de crédito. Sem dúvidas o benefício será mútuo. Tanto para consumidor como para o empresário do comércio”, finalizou.

 

????????????????????????????????????

CDL Chapecó oferece serviço que reduz em até 40% o valor de telefonia móvel

 

CDL Phone proporciona praticidade e segurança

 

O empresário Leandro Sbardelotto acompanhou os gastos com telefonia móvel reduzir cerca de R$ 600,00 por mês, uma média de 40% a menos. A queda no valor pago foi possível após a adesão ao CDL Phone, serviço oferecido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL). Associado da entidade há quase cinco anos, o sócio-gerente da MAQPAR Ferragens e Parafusos afirma que inúmeros são os benefícios da solução.

“Eles identificaram qual plano de telefonia se adequava mais à realidade da nossa empresa. Verificamos que aplicávamos mal nosso recurso investindo em pacotes de internet que eram insuficientes e com preços excessivos. Hoje conseguimos fazer ligações e utilizar a internet de qualquer lugar com valores acessíveis. Temos cerca de 12 linhas e graças ao CDL Phone os custos foram reduzidos”, afirma Sbardelotto.

Além de conseguir melhorar o orçamento, o empresário também otimizou o tempo no que diz respeito à solução de problemas relacionados ao serviço de telefonia. “Antes perdíamos no mínimo uma hora em contato com a operadora, hoje é a CDL Chapecó que faz isso por nós. Se temos alguma dificuldade eles quem solucionam facilitando todo o processo”, complementa o empresário.

A redução nos gastos também foi visível ao empresário Joimar Paulo Carminatti, sócio administrador da Sendor do Brasil Ind. e Com de Utilidades LTDA. Utilizando o serviço há um ano e meio, a empresa teve queda de 30% em relação ao plano de telefonia móvel anterior.

“O serviço é muito bom. Ajuda o associado a reduzir custos e oferece atendimento personalizado. O profissional que nos atende, sempre foi muito atencioso, prestativo e confiável. No primeiro ano tínhamos 9 linhas. Na renovação do contrato optamos por reduzir duas, visto não termos dois cargos na empresa que foram extintos. Tudo isso foi acompanhado pela CDL que nos dá o suporte necessário”, avalia.

PRATICIDADE

O CDL Phone consiste em um serviço de telefonia móvel das operadoras Claro e Vivo com atendimento direto pela CDL Chapecó, facilitando o processo de comunicação das empresas com a melhor solução custo-benefício. O gerente comercial da entidade Maurício Duarte explica que o serviço possibilita redução de custos com economia de até 40%, oferece consultoria de serviços de comunicação e de contestação junto à operadora.

“O empresário tem a fatura corrigida e consegue ter acesso a preço de grande usuário para pequeno usuário, além de planos a partir de uma linha com valor acessível. Já temos cerca de 700 linhas no mercado que fazem parte do CDL Phone”, destaca Duarte.

Conforme ressalta o presidente da CDL Chapecó, Clóvis Afonso Spohr, entre os diferenciais oferecidos destacam-se a economia, o atendimento diferenciado e a segurança. “Trabalhamos com soluções personalizadas para a realidade de cada empresário. Os planos podem abranger desde linhas empresariais como familiares, os pacotes são especiais. Além disso, a redução nos custos contribui para que o empresário efetue investimentos em outras áreas de seu comércio”.