CDL Jovem promove Dia da Liberdade de Impostos em Chapecó

Os números fazem parte do levantamento feito pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Chapecó, juntamente com a CDL Jovem, para conscientizar a população sobre o peso da carga tributária no Brasil. A ação faz parte da campanha do Dia de Liberdade de Impostos, celebrada neste ano no dia 4 de junho. A data que marca o consumo de produtos isentos de impostos terá ações e debates exclusivamente educativos na maior cidade do oeste catarinense para evitar aglomerações geradas por ofertas e promoções especiais.
Para o presidente da CDL Jovem, Luiz Felipe Concatto, a carga tributária brasileira apresenta três grandes problemas: é elevada, complexa e não é bem aplicada.  A análise se refere à quantidade de impostos, à burocracia fiscal devido à diferenciação de alíquotas em cada estado e município e à má aplicação dos recursos arrecadados.
O vice-coordenador da CDL Jovem no Estado, Luiz Antônio Zanoni, complementa a avaliação do presidente. “As empresas sofrem com os impostos que incidem sobre o varejo e que afetam diretamente no preço de venda, mas não deixam de pagar. Por outro lado, veem os recursos serem desviados e não corresponderem à destinação correta. Nesta crise, quantas empresas contribuintes tiveram que fechar as portas antes de receber algum incentivo? ”, questiona.
As tradicionais ofertas com descontos que chegam até 70% em todo o comércio não farão parte da campanha neste ano em Chapecó. A decisão da CDL atende recomendações sanitárias de prevenção e combate à Covid-19, especialmente a de evitar aglomerações. Em todo o País, devido à pandemia, a campanha será online e por delivery neste ano. De acordo com o presidente da CDL Jovem, Chapecó também não seguirá a estratégia do e-commerce, medida que restringiria a participação do varejo local.
Em 2019, o Dia da Liberdade de Impostos teve a adesão de mais de 100 empresas no município, possibilitando descontos entre 60% e 70% nos principais produtos de consumo. Para este ano, se não fosse pelo coronavírus, a campanha abrangeria mais de 200 lojas, recorde de participação com o dobro de ofertas.
A preocupação com a saúde no município é reforçada pelo presidente da CDL. “Diante da situação, seria imprudente e inconsequente lançarmos campanha para gerar filas e aglomerações. Iria na contramão do compromisso assumido pela CDL. O momento é o de mantermos as portas do comércio abertas”, justifica Spohr.
O Dia de Liberdade de Impostos é realizado pela CDL Jovem Nacional há 14 anos e mostra na prática o tamanho e o peso dos impostos no cotidiano dos brasileiros. Na data, os lojistas assumem o pagamento dos tributos de cada item, sem repassar a cobrança aos consumidores, que acabam pagando o preço de custo dos produtos.

Pão Francês:Arroz:Feijão:Fermento:Pizza:Manteiga:Cerveja garrafa:Vinho importado:Champagne:Cachaça:Água mineral:Leite:Energia elétrica:Comunicação:Passagem aérea:Hospedagem:Perfume:Fonte: IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação)