A comunicação é a base para qualquer relacionamento, seja ele pessoal ou profissional. No comércio é a principal estratégia para atrair e conquistar clientes, efetivando boas vendas. Mesmo sendo uma situação inerente ao dia a dia, se não for utilizada corretamente pode ser uma barreira e atrapalhar o processo de negociação. Com o objetivo de preparar os profissionais do comércio para que se comuniquem de maneira adequada com o público-alvo garantindo o sucesso das vendas, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) promoveu, nessa semana, o curso de oratória.
O treinamento foi ministrado pelo comunicador e palestrante Agostinho Daga que atua há 18 anos como locutor em rádios. Daga abordou os conceitos de comunicação e oratória: verbal, escrita, visual, auditiva, simbólica e emocional. Também explanou sobre os elementos da comunicação: contexto, emissor, receptor, canal, mensagem, ruído e feedback. Explicou sobre fundamentos da vocalização e postura corporal como conduta, respiração, voz, dicção, ênfase, ritmo, intensidade, eloquência e fonéticas.
“Trabalhamos com três eixos: palavra, que representa 7%; tom de voz, 38%; e linguagem corporal, que é a mais importante, com 55%. Esse conjunto é fundamental para uma boa comunicação”, afirmou. Segundo Daga, as principais barreiras na comunicação são a timidez, o medo e a ansiedade. “Uma pessoa ansiosa fala muito rápido e isso dificulta a compreensão e pode comprometer a informação que está sendo repassada”, complementou.
O palestrante explicou que técnicas de respiração são importantes para minimizar a ansiedade e a timidez. “O correto é inspirar e depois falar. Temos uma técnica que se chama visão periférica em que o aluno olha para o espelho e precisa falar de improviso no mínimo trinta minutos, isso auxilia a controlar a ansiedade, nervosismo e contribui para a concentração que, muitas vezes, falta ao orador”.
Com relação às vendas Daga salientou que antes de vender um produto é preciso saber vender a própria imagem. “Ter postura, olhar nos olhos do cliente, transmitir confiança e ter eloquência na voz. Se a pessoa não souber fazer o marketing pessoal, passando credibilidade ao cliente, dificilmente conseguirá vender um produto. Por isso é fundamental se preparar e conhecer o público-alvo para identificar qual a linguagem adequada a ser utilizada”, finalizou.
O presidente da CDL Chapecó Clóvis Afonso Spohr, reforçou a importância do aprimoramento constante das equipes de vendas do comércio. “Conhecer o produto e a loja que trabalha, ter boa comunicação, estabelecer um relacionamento com o cliente, conhecê-lo e buscar atender suas necessidades são atitudes fundamentais para o sucesso de qualquer negociação. Nós, da CDL Chapecó, estimulamos por meio de treinamentos mensais a qualificação do comércio para tornar o setor cada vez mais uma referência para o grande oeste”.