CDL Chapecó: descomplicando o dinheiro para empresários

“Por natureza, somos otimistas e esperamos um futuro sempre positivo. No entanto, é crucial compreender que esse futuro não se concretizará sem um planejamento cuidadoso e disciplinar”, explicou Tatiana Paris na palestra “Educação Financeira para MEI”. Promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL), a iniciativa aconteceu na última semana, na sede da entidade.

Segundo o Mapa das Empresas de 2023, a categoria Microempreendedor Individual (MEI) na economia do Brasil representa mais de 20 milhões de empresas ativas. Assim, existe a urgência com a saúde financeira do negócio, principalmente de separar a Pessoa Física da Pessoa Jurídica.

Tatiana pontuou que é necessário conhecer o valor mínimo para sustentar o nível de consumo da família, para assim estabelecer um pró-labore. “Essa quantia não deve ser excessivamente elevada a ponto de prejudicar a saúde financeira da empresa, como também, não pode ser baixa a ponto de obrigá-los a retirar dinheiro do caixa durante o mês”, destacou.

“É importante planejar, olhar para o futuro, por exemplo, prever custos e ações para no mínimo os próximos três meses. Isso faz com que o dono do negócio tenha clareza de onde está e para onde quer ir,” enfatizou a palestrante sobre a relevância de ferramentas que facilitem a gestão do negócio. Temáticas como atender a necessidade do cliente, inovar, gerar experiências positivas e ter presença em mídias digitais também foram abordadas.

Produtos financeiros de cooperativas de crédito podem ser aliados para a gestão financeira. Os exemplos apresentados foram um consórcio para prever uma reforma futura ou compra de bens, a programação automática para facilitar a construção de uma reserva de emergência, o cartão de crédito para gerir as compras e ainda ganhar pontos com os programas de fidelidade do Sicredi e das bandeiras do cartão.

O presidente da CDL Chapecó, Edson Piana, frisou que planejamento cuidadoso e disciplinado é essencial para alcançar os objetivos como empreendedor. “Este espaço foi extremamente importante para os MEIs que buscam aprimorar a gestão financeira de seus negócios e encontrar estratégias de equilíbrio para sua empresa. A CDL Chapecó tem como prioridade a educação financeira, pois compreendemos que é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.”

SOLUÇÕES

Ainda durante a palestra, o assessor PJ, Ewerton Antônio Gobet Andreolla, apresentou uma novidade do Sicredi: o Organizador PJ. Trata-se de uma ferramenta intuitiva que proporciona uma visão unificada de todas as contas bancárias em um único local, permitindo a centralização do fluxo de caixa, oferecendo dicas de educação financeira e fornecendo relatórios para analisar a saúde financeira do negócio. Essa ferramenta completa foi desenvolvida para facilitar a vida do empreendedor, que muitas vezes não dispõe de tempo para buscar eficiência na gestão do seu negócio.