Curso ocorreu no auditório da CDL Chapecó

Desafios na adesão do eSocial são abordados em curso da CDL Chapecó

Desde que foi instituído, o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) traz muitas dúvidas às empresas. Por se tratar de um sistema novo é comum que ocorra dificuldades no processo de implantação dos novos métodos. Pensando nisso, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) promoveu nessa semana um curso de eSocial com a especialista em eSocial Tatiane Fatima Golfe.

A palestrante explicou o que é o eSocial e sua importância. Segundo ela, é preciso ressaltar que o eSocial é uma obrigação das empresas e, por isso, deve ser aderido e cumprido. “Um dos pontos chave é a transparência que o sistema traz para as relações entre empresa e governo e empresa e empregado. A partir de agora as relações de trabalho deverão, obrigatoriamente, seguir o que prevê a CLT. Um dos exemplos é que muitas empresas não utilizavam laudos de segurança e saúde no trabalho e esse é um ponto indispensável no eSocial a partir de julho de 2019”, explicou.

Tatiane esclareceu, ainda, sobre as informações lançadas no sistema, os principais pontos de atenção, impactos para as organizações, principais desafios, mudanças comportamentais nas empresas e resultados esperados. A especialista alertou de que muitas empresas ainda não estão levando a sério a obrigatoriedade do sistema, uma vez que no dia 7 de fevereiro 1 milhão e 500 mil empresas deveriam ter entregue o eSocial, mas foram recebidos apenas 410 mil, número bem inferior a metade do esperado.

“Isso quer dizer que muitas empresas não estão preparadas para entregar o eSocial, porque não entenderam que ele é um sistema que trabalha com organização e precedência. Tudo no eSocial tem prazo para ser entregue e enquanto os procedimentos não forem adequados de maneira correta e a informação não for lançada tal qual pede no sistema, muitos serão os problemas”, ressaltou.

Tatiane citou o exemplo das multas do SPED que são geradas quando não são entregues no prazo. “Se uma empresa não envia a admissão de um funcionário um dia antes ela estará enviando fora do prazo e a multa será entre 800 a 3 mil reais por funcionário, dependendo do porte da empresa. A cada dia de atraso o valor dobra por reincidência o que gera um prejuízo muito grande às empresas. Então orientamos que os procedimentos sejam feitos corretamente para evitar esse tipo de situação”.

Outros pontos abordados durante o curso foram a visão geral sobre segurança e medicina do trabalho, penalidades de segurança, multas administrativas, ausência de registro, falta de anotação e retenção da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), excesso de horas extras, atraso no pagamento do salário, férias, não concessão de vale transporte e falta de depósito do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS).

A especialista ressaltou que todas as empresas privadas já aderiram, ou deveriam ter aderido, ao eSocial faltando apenas os órgãos públicos e organismos internacionais que, segundo o faseamento, entram a partir de janeiro de 2019. “Não tem outra alternativa além de aderir ao sistema e, mais do que isso, declarar as informações e procedimentos corretamente e isso só é possível por meio do conhecimento da ferramenta e treinamento para utilização do mesmo”, concluiu.

De acordo com o presidente da CDL Chapecó Clóvis Afonso Spohr muito mais do que uma obrigação o eSocial garante os diretos previdenciários e trabalhistas, desburocratizando muitos processos e trazendo transparência e clareza. “O Brasil precisa se reorganizar e o eSocial é um sistema que veio para contribuir e diminuir os problemas fiscais, trabalhistas e previdenciários dentro das empresas”, finalizou.

W1A7887

CDL Chapecó e Sicom promovem evento Prato do Dia

Superintendente de riscos e economia do Banco Cooperativo Sicredi será o palestrante

 

Oportunizar um momento de negócios e troca de informação é o objetivo do almoço “Prato do Dia”. O evento é uma iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) e do Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom) e será promovido na quinta-feira (28), às 12 horas, na Cantina do Condomínio Cesec. O palestrante será o superintendente de riscos e economia do Banco Cooperativo Sicredi, Alexandre Englert Barbosa.

“Analisando cenários econômicos para fazer a diferença nas empresas” será o tema da palestra do superintendente que é economista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Economia na área de Economia Internacional e Doutor em Economia Aplicada também pela UFRGS.

De acordo com o presidente da CDL Chapecó Clóvis Afonso Spohr, muitos são os desafios a serem enfrentados na economia, haja visto que o País passou por uma das crises econômicas mais difíceis nos últimos anos. “Precisamos nos munir de informações atualizadas para elencar estratégias que farão a diferença nas empresas”.

Os ingressos podem ser adquiridos no valor de R$ 65,00 na CDL Chapecó por meio do telefone 3319-4300 ou no Sicom pelo telefone 3319-4600. O evento conta com o apoio do Sicredi.

SOBRE O PALESTRANTE

Alexandre Englert Barbosa agrega experiências anteriores de consultor econômico em entidades empresariais gaúchas, como a Federação das Associações Comerciais e de Serviços do RS (Federasul) e a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) e de professor convidado do MBA em Finanças da Unisinos/RS. Em 2004, foi convidado pelas embaixadas dos EUA e do Japão para visitar as principais instituições políticas e econômicas em ambos os países.

Responsável pela área premiada por suas projeções econômicas no ranking da Agência Estado, figurando entre os dez melhores do País em diversas oportunidades nos últimos anos, frequentemente também leva o Sicredi ao topo dos rankings mensais do Banco Central e da Bloomberg em vários indicadores econômicos. Atualmente, exerce o cargo de Superintendente de Riscos e Economia do Banco Cooperativo Sicredi.