Varejo prevê boas vendas para a Páscoa

Pesquisa da FCDL/SC demonstra otimismo para a data

 

A Páscoa vem crescendo e ganhando espaço na preferência dos consumidores entre as datas comemorativas com maior movimentação no comércio. Levantamento feito pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) confirma a informação: 83,6% dos empresários do varejo catarinense preveem vendas para a data iguais ou melhores do que no ano anterior. Os dados foram apurados nas 20 cidades de maior potencial de consumo.

“É o início de uma gradual retomada dos hábitos de consumo. Após um período de recessão, a economia demonstra sinais de recuperação. Chapecó, apesar de não ter sentido os reflexos da crise de forma intensa, também presenciou a queda no poder de compra. Estamos otimistas e os dados confirmam que as expectativas são para uma Páscoa com boas vendas”, observa o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó, Clóvis Afonso Spohr.

A consulta da FCDL/SC revela que metade dos empresários do varejo estima tíquete médio de até R$ 100,00. O otimismo é de que a faixa de oscilação fique na metade superior: 37% apostam este percentual entre R$ 50,00 e R$ 100,00 enquanto 13% aguardam vendas de até R$ 50,00.

Entre os consultados, 47,37% sinalizam positivamente para a realização de promoções. Em relação ao reforço do estoque, 26,32% disseram que haverá aumento e 57,89% devem manter o mesmo nível do ano anterior.  A aposta é que, além do chocolate, itens de vestuário e calçados estarão entre os mais procurados.

“Anteriormente a Páscoa era ligada apenas aos chocolates e aos doces. Hoje a comemoração abrange outros setores do comércio. Muitos pais, preocupados com alternativas de lembranças para seus filhos, escolhem novas opções de presentes”, pondera o presidente da FCDL/SC, Ivan Tauffer.

DIVERSIDADE

Spohr ressalta a importância dos empresários estarem atentos ao que o público-alvo de cada estabelecimento procura, explorando da melhor maneira possível a data comemorativa e aquecendo as vendas. “A Páscoa abrange um público diversificado de consumidores, diferente do Dia das Mães, por exemplo. Alcança desde crianças até idosos, ou seja, serve de estímulo para que o comércio aposte em diferentes opções de presentes para a data atraindo os clientes”.

O presidente lembra que inovar é preciso em qualquer ocasião. “Os consumidores estão cada vez mais antenados, pesquisam preços, atentam-se a produtos diferenciados, priorizam um atendimento de excelência. Por isso, é importante conquistar a venda. Afinal, cliente satisfeito é cliente que retorna”, finaliza.

 

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