Semana Brasil: entidades aderem à campanha para movimentar o comércio em Chapecó

Se comparado ao setor agrícola, o mês de setembro seria para o comércio o período de entressafra, o tradicional intervalo entre o fim de uma colheita e o início de mais um plantio. O nono mês do ano é um dos mais baixos em vendas para os lojistas, justamente por ser período de troca de estação, meio termo entre frio e calor, extremos estes que sempre atraem mais consumidores e movimentam de forma acentuada o comércio.

A primavera deste ano vem acompanhada da pandemia do novo coronavírus, situação que exige ainda mais esforço e criatividade dos empresários para gerar vendas. Diante do cenário desafiador, as entidades empresariais de Chapecó se uniram para estimular a comercialização do setor no período. Juntos, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom), Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Chapecó (Sihrbasc) e o Chapecó Convention e Visitors Bureau promovem a campanha Semana Brasil, de 3 a 13 de setembro. Durante os 11 dias, todas as empresas ligadas às entidades estarão identificadas com cartazes da campanha e ofertarão descontos especiais em produtos e serviços em todo o comércio do município.

De acordo com o presidente da CDL Chapecó, Clóvis Afonso Spohr, a proposta é fortalecer o setor e contribuir para a retomada da economia e dos empregos no município. A Capital do Oeste conta com mais de 25 mil empresas e mais de 5 mil estabelecimentos comerciais que empregam mais de 80 mil trabalhadores com carteira assinada. “Só o comércio é responsável por 25% dos empregos formais, ou seja, 20 mil empregos. Queremos incentivar os lojistas, dentro de sua realidade, a promoverem descontos, prazos ou melhores condições de pagamento para atraírem mais consumidores e girarem a economia. Desta forma, conseguimos manter os empregos e superarmos juntos a crise sanitária que atingiu em cheio todos os setores”, destaca Spohr.

O presidente da ACIC, Nelson Eiji Akimoto, ressalta que a Semana Brasil é um programa nacional que as entidades de Chapecó aderiram para aquecer a economia e fortalecer as empresas. “Sabemos que todos estão em crise, mas precisamos estimular o movimento econômico, auxiliar as empresas no que for possível para que encarem esse momento como uma oportunidade e usem a criatividade para reinventar os negócios”.

O presidente do Sihrbasc, Gustavo Giacomazzi Gisi, sublinha que o esforço coletivo fará toda a diferença no período. “Todos os setores passaram por momentos difíceis nos últimos meses, mas acreditamos que com ações como esta a nossa retomada será rápida e conseguiremos voltar aos patamares que tínhamos antes da pandemia”.

O atendimento às medidas de segurança determinadas pelos órgãos de saúde no enfrentamento da pandemia é destacado pelo presidente do Sicom, Ricardo Urbancic. “Nosso estímulo às vendas obedece às normas de prevenção, atitude que todos os setores abraçaram desde o início. Sabemos da importância de mantermos as empresas com as portas abertas e, para isso, precisamos da colaboração de todos para realizarem compras seguras e com responsabilidade”.

Para o público regional que tem o comércio de Chapecó como referência, a presidente do Convention Bureau, Branca Rubas, afirma que a campanha trará um diferencial em ofertas e promoções e movimentará todos os setores, incluindo bares e restaurantes. “Participar como parceiros dessa campanha é uma maneira de apoiarmos nossos associados e movimentarmos a cidade, o que é fundamental para nossa economia”.