O 2º Batalhão de Polícia Militar de Chapecó e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) seguem firmes nas ações de implementação do projeto Rede de Vizinhos do Comércio que visa planejar estratégias para reduzir e evitar a incidência de furtos na cidade. Nesta quarta-feira (17) foi realizada mais uma reunião para apresentar a ação e ampliar a mobilização de participantes nos grupos que vêm sendo formados.
O projeto foi apresentado pelos cabos Cima e Marcelo com apoio do sargento Belmonte. Eles explicaram que o programa com foco para o comércio será desenvolvido nos mesmos moldes do Programa Rede de Vizinhos, já consolidado no município. Destacaram, ainda, os expressivos resultados da iniciativa que oportunizou reduzir significativamente os índices de furtos nos locais onde o programa está em funcionamento.
Caracterizada como uma rede organizada entre os comerciantes e a Polícia Militar, a ação representa um ato de cooperação que busca prevenir e restaurar problemas de ordem pública, da integridade física e do patrimônio das pessoas. Podem participar lojas associadas e não associadas à CDL e, para isso, basta assinar o termo de cooperação e colocar o adesivo da Rede de Vizinhos do Comércio no estabelecimento.
Encerrado o cronograma de reuniões, a próxima etapa inclui visitas da Polícia Militar aos estabelecimentos comerciais, formação dos grupos de WhatsApp (por ruas) que visam alertar sobre possíveis ocorrências e trazer orientações sobre segurança, palestras, entre outras ações.
Para Olívio Zimmermann, da Kapulhos Confecções situada na Avenida Getúlio Vargas, a formação da rede é muito bem-vinda. “Sabemos que a iniciativa não vai acabar com o crime, mas vai dificultar. Tenho amigos que moram na Itália, onde é realizada uma ação como essa e os assaltos zeraram. É muito bom sabermos o que fazer conforme cada situação, além de fortalecer o relacionamento com os comerciantes de nossa região para ajudarmos uns aos outros”, ressaltou ao comentar que conversará com os vizinhos de sua rua.
Vania Vaccari Menta, da Coplan na Rua Sete de Setembro, completou que o projeto é de suma importância, pois quando os olhos estão focados em um objetivo, é mais fácil conquistar os efeitos esperados. “O comprometimento das pessoas para olhar em conjunto traz resultados efetivos. Gostaria de parabenizar a CDL por ser a facilitadora dessa ação”, finalizou.
Informações com Maurício da CDL pelo telefone (49) 3319 4300 ou com a cabo Cima da Polícia Militar pelo (49) 98802 0330.