Data tem deixado de ser exclusivamente de ovos de chocolate |
A Páscoa é conhecida no calendário cristão como o encerramento da Semana Santa, começando na sexta-feira santa em que é lembrada a crucificação de Jesus Cristo terminando no domingo, celebrando a sua ressureição. Sem uma data específica a Páscoa ocorre na última semana da Quaresma, período de quarenta dias em que fiéis cristãos permanecem em constante jejum e penitência. Neste ano a festividade será no próximo domingo (1º).
O dia vem ganhando espaço no calendário de datas comemorativas oferecendo uma diversidade de opções na hora de presentear quem se ama. O período, que já teve como força o comércio de ovos de chocolate, tem ampliado o leque de alternativas que vão desde roupas, calçados, cosméticos, eletroeletrônicos, entre outros.
“Essa é uma data em que não existe um público-alvo definido como o Dia das Mães, por exemplo. É possível presentear desde crianças até idosos e opções não faltam no comércio de Chapecó. Lembramos sempre que mais importante do que dar presente é estar presente. A união em família é o que traz o brilho dessas datas”, pontua o presidente da CDL Chapecó, Clóvis Afonso Spohr.
Prova de que a Páscoa não é uma data em que os presentes são exclusivamente chocolate ou doces é Adão Rogério Alves. O jovem resolveu deixar as guloseimas de lado nessa Páscoa e presenteará a mãe com uma joia. “Ela não é muito fã de ovos de Páscoa e chocolate come pouco, então resolvi dar um presente que efetivamente ela use no dia a dia”, observa. Mas para os sobrinhos mais novos ele afirma que a opção serão mesmo os chocolates. “Criança já tem mais interesse nos doces e brinquedos. Acredito que vai muito do perfil e da idade, mas a Páscoa possibilita essa variedade de presentes”, complementa.
Edinara Basso optou por não presentear os quatro sobrinhos com ovos de Páscoa. Segundo ela, o custo está cada vez mais elevado e por ser chocolate não tem tanto aproveitamento. “Vou dar roupas e brinquedos porque é algo que eles poderão usar por mais tempo, além de ser algo mais útil”, salienta.
OTIMISMO
Com relação as vendas no comércio chapecoense, Spohr está otimista. Levantamento feito pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) demonstra que 83,6% dos empresários do varejo catarinense preveem vendas para a data iguais ou melhores do que no ano anterior. Os dados foram apurados nas 20 cidades de maior potencial de consumo.
A consulta da FCDL/SC revela que metade dos empresários do varejo estima tíquete médio de até R$ 100,00. O otimismo é de que a faixa de oscilação fique na metade superior: 37% apostam este percentual entre R$ 50,00 e R$ 100,00 enquanto 13% aguardam vendas de até R$ 50,00.
Entre os consultados, 47,37% sinalizam positivamente para a realização de promoções. Em relação ao reforço do estoque, 26,32% disseram que haverá aumento e 57,89% devem manter o mesmo nível do ano anterior. A aposta é que, além do chocolate, itens de vestuário e calçados estarão entre os mais procurados.
A CDL Chapecó não emite orientação de horários para o período da Páscoa. Cada comércio é livre para efetuar o atendimento conforme a sua necessidade de acordo com seu público-alvo.
VARIEDADE
Spohr ressalta a importância dos empresários estarem atentos ao que o público-alvo de cada estabelecimento procura, explorando da melhor maneira possível a data comemorativa e aquecendo as vendas. “A Páscoa abrange um público diversificado de consumidores, diferente do Dia das Mães, por exemplo. Alcança desde crianças até idosos, ou seja, serve de estímulo para que o comércio aposte em diferentes opções de presentes para a data atraindo os clientes”.
O presidente lembra que inovar é preciso em qualquer ocasião. “Os consumidores estão cada vez mais antenados, pesquisam preços, atentam-se a produtos diferenciados, priorizam um atendimento de excelência. Por isso, é importante conquistar a venda. Afinal, cliente satisfeito é cliente que retorna”, finaliza.