“O empreendedor precisa assumir um risco calculado para poder crescer”

O empresário Cristiano Demartini, de 33 anos, foi o 1º palestrante de 2024 do Programa Trajetória Profissional promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem de Chapecó (CDL Jovem), nesta semana, no Panela de Ferro Gourmet, em Chapecó. O CEO da OdontoTop destacou que após conquistar a formação em Odontologia, juntamente com dois amigos, abriu um consultório em Palmeira das Missões (RS). Em 2020, eles começaram a vender franquias e atualmente possuem 48 clínicas em operação pelo Brasil.

“Sou filho de agricultores do interior de Caibí, Santa Catarina, me formei na primeira turma de Odontologia da Unochapecó, em 2013. Logo após conquistar o diploma, comecei a atuar em um consultório junto com meus colegas. Em um período de pouco mais de dez anos, começamos um processo de oportunizar vagas de trabalho para dentistas recém-formados trabalharem em nossa clínica. Em 2020, tínhamos 12 clínicas, foi quando decidimos arriscar mais um passo, entrar para o mundo das franquias. Foi quando aOdontoTop tomou proporções maiores”, destacou.

Demartini ressaltou durante o evento que os desafios da jornada empreendedora dependem do ponto de vista de cada pessoa. “Sempre gostei de olhar para a disputa como algo que impulsiona o crescimento. Foram várias etapas de percalços quando entramos como um modelo de franquia, começamos a ir para mercados que não conhecíamos, saímos da nossa região, para cidades maiores, trabalhamos frente a frente com concorrentes com um potencial maior. Tudo isso nos fez evoluir, por isso reforço que o empreendedor precisa assumir o risco calculado para poder crescer”, pontuou.

A concorrência, de acordo com Demartini, proporciona formas de aprendizado. “Sempre observo as pessoas que estão à frente do nosso tempo, me espelho. Estou há 10 anos na carreira de dentista e empreendedor, a OdontoTop possui mais de 500 dentistas, tudo isso graças a muito esforço, inspirado em empresas maiores. Se você quer empreender, tem que entender que precisa dar passos para trás, compreender o processo e assim ter força para avançar muito mais”, explicou.

Neste ano, a empresa se transformou no Grupo OdontoTop, dividido na OdontoTop Hospital do Dente e a Conlaser Estética, fundada em 2023.

Atualmente Demartini deixou a Odontologia para investir no ramo de gestão em negócios. “Mais importante que ter uma boa empresa é garantir que ela está funcionando bem, desde o agendamento da consulta até o resultado final do paciente. É importante estar constantemente em busca de capacitações, pois o mercado e a concorrência evoluem, se você quer se destacar, tem que estar em constante movimento”, finalizou.

INSPIRAÇÃO

O evento tem o objetivo de inspirar e incentivar o desenvolvimento de liderança e empreendedores para que os participantes sigam sua vida profissional e carreira nas entidades, como explica a presidente da CDL Jovem Chapecó, Mara Von Borstel Nolasco. “Esses encontros são fundamentais para os jovens empresários que integram a CDL Jovem, uma vez que fomentam iniciativas inovadoras que deram certo no mercado, motivando novas ideias e estimulando os empreendedores a acreditarem e investirem em suas empresas. São exemplos como esse do empresário Cristiano que nos fazem acreditar que vale a pena batalharmos para fazermos a diferença. A CDL Jovem, por meio da CDL Chapecó, investe frequentemente nesse contato direto com a rotina de empresários de sucesso. Sem dúvidas essa troca de experiências nos prepara cada vez mais para sermos empresários de sucesso”, enfatizou.

Durante o evento ocorreu também a posse da nova diretoria, composta pela presidente  Mara Von Borstel Nolasco, vice-diretor Ricardo Lima, coordenadora de secretaria Andressa Frandoloso, coordenador administrativo e financeiro Christian Frigeri, coordenadora de comunicação e marketing Ana Pacheco, coordenadora de eventos Viviane Meneguzzo, coordenador de planejamento Ewerton B. Soletti e coordenador de mobilização Diego Bernardi. “É um grande desafio estar à frente da entidade, mas sei que ao meu lado existem pessoas que agregam muito na gestão e também os demais membros estarão colaborando para que possamos trabalhar no fortalecimento da CDL Jovem de Chapecó”, adiantou Mara.

A CDL Jovem é um departamento vinculado à CDL Chapecó, presidida por Edson Demétrio Piana. Desde 2010, busca capacitar e formar líderes visionários, promovendo o espírito empreendedor e o valor da associação. A câmara reúne jovens empresários de 21 a 40 anos, oferecendo um ambiente propício para a troca de experiências, moldando o futuro empresarial da região.