Jeremias Oberherr destaca atitudes para atender bem e ter sucesso nas vendas
Apaixonado por vendas, o escritor e empresário que se destaca como um dos maiores especialistas em vendas do País, Jeremias Oberherr, deu um show ao conduzir o curso “O atendimento que gera vendas”, nesta quarta-feira (16), no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL). O evento marcou o início dos treinamentos presenciais da entidade e reuniu um público de 55 pessoas.
Após contar sua história profissional que iniciou aos 12 anos de idade, Jeremias falou sobre as atitudes de um vendedor de sucesso e apontou os principais erros cometidos durante um atendimento na área de vendas. Segundo ele, a venda acontece em várias etapas e uma das fases que o cliente mais presta atenção é o atendimento. “Costumo dizer que o atendimento não garante uma venda, mas é a porta de entrada para que ela aconteça, porém, temos visto muitas empresas agirem como se o atendimento fosse o principal diferencial. Não! Atendimento não é diferencial, é obrigação”, destacou ao completar que se o empresário tem uma equipe ou até mesmo uma pessoa responsável pelo atendimento, o mínimo que tem como obrigação é atender bem.
Ao reforçar a importância de preparar equipes para um atendimento que gera vendas, Jeremias citou uma pesquisa recente que revelou dados surpreendentes. “O Brasil está entre os cinco Países com maior comércio de varejo do mundo, porém ficou em penúltimo lugar quando o assunto é simpatia dos vendedores, infelizmente”.
Para auxiliar a formação de profissionais preparados para o mercado, o palestrante apontou os principais erros que as pessoas cometem no atendimento. “Achamos que está tudo bem e poderia até estar no passado, mas hoje são falhas”, comentou Jeremias que também abordou como desenvolver o atendimento humanizado e as atitudes certas para um bom atendimento.
O palestrante observou, ainda, que quando ocorre um mal atendimento começa o ruído em outra área e vira um círculo. “Para atender bem é preciso entender bem e vice-versa. Se não há entendimento e bom atendimento vira um efeito cascata. Começo ter pouco fechamento, pouca indicação, crio má fama no mercado… Vários outros colegas abordam esse ponto, mas ainda observamos pessoas julgarem o cliente pela aparência”.
Sobre as atitudes mais certas, Jeremias destacou que é fundamental respeitar o perfil de cada cliente. Segundo ele, é necessário atender cada um do jeito que ele gosta de ser atendido e para isso é preciso entender de pessoas. “Afinal, quem compra, quem usa, quem paga, quem fala bem ou fala mal são as pessoas. Quem vende também são pessoas. O comportamento é o que mais ajudará ou atrapalhará na venda”.
Para finalizar, reforçou que a principal dica é que o vendedor tenha o mínimo de consciência que lida com pessoas, que seja profissional e ofereça um atendimento humanizado. “O que é um atendimento humanizado? É você entender que é um ser humano com medos, com receios, com traumas, com sonhos, com desejos, com metas atendendo outra pessoa que também tem tudo isso. Criar essa sintonia humana vai trazer diferenciais no mercado”.
O coordenador comercial da CDL Chapecó, Maurício Duarte, avaliou de forma muito positiva a palestra. “Tivemos feedbacks excelentes do público participante que se mostrou ansioso para colocar em prática as dicas de Jeremias. Estamos satisfeitos com o interesse dos profissionais na busca por aperfeiçoamento, tanto que a procura para esse curso foi bem maior que o número de vagas. As expectativas para este ano são as melhores”.