18

SET

Protagonismo estudantil como forma de alcançar os sonhos

Projeto CDL nas Escolas estimula o empreendedorismo e a liderança dos jovens no ambiente escolar

O projeto-piloto CDL nas Escolas finalizou sua primeira edição com êxito. Realizado pela CDL Jovem Chapecó, a ação tem como objetivo oportunizar aos jovens da rede pública de ensino uma visão aberta do futuro e do mercado de trabalho, com empreendedorismo e liderança. A primeira turma do projeto foi de estudantes do 9º ano da Escola Básica Municipal Mirian Elena Meyer.

De acordo com o coordenador do projeto na CDL Jovem Chapecó, Fernando Henrique Alano, para alcançar os objetivos do projeto foi desenvolvida uma série de atividades em quatro encontros e, ao final, os estudantes elaboraram e apresentaram uma redação. No primeiro encontro, os 28 alunos puderam aprender sobre empoderamento e liderança; no segundo o objetivo foi fazer com que os participantes acreditassem em seus sonhos. Um curso de oratória com foco em técnicas de persuasão. No terceiro encontro os estudantes aprenderam como concretizar seus sonhos e no quarto encontro a intenção foi fazer com que os alunos “vendessem” o projeto dos sonhos.

“No quinto e último encontro os estudantes receberam o livro Geração de Valor, do autor Flávio Augusto, para que saibam que continuarão recebendo suporte e que podem expandir suas expectativas sobre o que sonham. Vislumbramos o potencial dos estudantes desde o início do projeto e, agora, encerrando este ciclo, podemos ter a certeza da determinação que eles têm”, assegurou.

Como forma de incentivo aos participantes do projeto, a CDL Jovem em parceria com a Prepara Cursos, presenteou os alunos destaques com uma bolsa de estudos para cada um dos três destaques da turma: Mariana Mendes (1º lugar), Mateus Eduardo Mentges Birck (2º lugar) e Edenilson de Oliveira (3º lugar).

“A CDL contribuiu para que eu possa ser uma pessoa melhor. Proporcionou um tempo de aprendizado e de sabedoria. Cada encontro me fez acreditar mais, que conseguiria alcançar meus sonhos. Este projeto foi algo que mudou a nossa forma de pensar e nos fez acreditar nos nossos sonhos”, afirmou a estudante Mariana Mendes sobre o projeto.

“Esperamos que cada aluno tenha uma ótima experiência com essa leitura e que continuem aplicando em suas vidas todo o aprendizado adquirido no projeto CDL nas Escolas. Nosso principal objetivo foi mostrar o que eles podem e devem ser os protagonistas de sua própria vida, fazer o que for necessário e correto para alcançar seus objetivos. Por isso trouxemos conhecimentos sobre oratória, leis, direitos a fim de que eles possam realizar seus sonhos. Sentimos uma evolução expressiva na vida dos jovens e mostrarmos que tudo é possível se houver vontade e dedicação. Eles compartilharam conosco anseios maravilhosos e nós ficamos lisonjeados em receber feedbacks positivos sobre a realização do projeto” explicou o presidente da CDL Jovem Chapecó, João Henrique Hoffmann.

O estudante Wellinton Henkes agradeceu à ação da CDL Jovem por fazê-lo não parar de acreditar em seus sonhos. “Participar do programa me ajudou a seguir em frente sem desistir, me fez ver o lado bom da vida com as paródias que fizemos e também as redações, que nos deram ótimas idéias e perspectivas sobre sonhar. Nunca vou esquecer o que a CDL fez por mim e pelos meus colegas. Hoje sei que sempre vou me dedicar ao meu sonho, com força, garra e sem olhar para trás”, relatou.

Segundo o presidente da CDL Chapecó, Clóvis Afonso Spohr, é um orgulho para a entidade poder participar da vida destes jovens, despertando neles o potencial de liderança e mostrando o caminho entre o agora e a realização de seus sonhos. “Durante o projeto os estudantes receberam treinamento psicológico, de oratória e de empreendedorismo, tudo de forma que eles pudessem ter uma preparação para o futuro”. Para os próximos anos a diretoria da CDL Jovem adiantou que espera renovar a parceria com a Secretaria da Educação e avançar para que o projeto se estenda a outras escolas.

Fonte: MB Comunicação

compartilhar