Marketing digital: concorrente ou aliado na hora das vendas?

CDL Chapecó promoveu palestra sobre como ter lucros nos negócios na internet

“Definir uma estratégia e conhecer o público-alvo que se pretende atingir são fundamentais para um marketing digital efetivo e de resultados”, afirmou o CEO e fundador da SH Marketing Digital, Paulo Gustavo Rodrigues, durante a palestra “Como usar o marketing digital no seu negócio e lucrar mais”, promovida nesta semana pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL). O objetivo foi capacitar gestores e funcionários para a utilização de marketing digital de resultado.

Rodrigues abordou a tecnologia digital, seu impacto e velocidade na vida das pessoas e nas organizações, falou sobre quais as tecnologias que interferem no negócio e explicou o que é marketing digital. “O mundo está em constante transformação e as inovações, principalmente tecnológicas, têm mudado o modo de consumo das pessoas. O mercado precisa estar atento a essas mudanças para que possa acompanhar e evoluir sem perder espaço. Conhecer as tecnologias e ferramentas que estão sendo utilizadas na área de vendas é o primeiro passo”, observou.

Segundo Rodrigues, um dos maiores erros cometidos por empresários da área de vendas é escolher determinada ferramenta ou rede social e acreditar que isso resolverá o seu problema de marketing e aumentará as suas vendas. “É preciso antes de qualquer coisa delimitar quais são os objetivos a serem alcançados. Se a meta é aumentar as vendas se inicia um mapeamento de identificação do público-alvo, onde ela está, com quem se relaciona, o que consome, como e quais ferramentas utiliza na internet. Ou seja, é preciso conhecer para quem se está vendendo”.

O palestrante salientou que não existe uma estratégia formada e milagrosa, nem uma ferramenta que salvará as vendas de uma loja. “Cada caso é um caso e precisa ser estudado individualmente. Um dos grandes erros cometidos é a cópia. Algumas empresas acabam tomando como exemplo o que outras estão fazendo e adotando como prática, porém é preciso ter cuidado porque nem sempre o que dá certo para uma situação dará para outra. Por isso a importância de elaborar um plano estratégico de acordo com a realidade de cada empresa”, complementou.

O presidente da CDL Chapecó, Clóvis Afonso Spohr, destacou que o marketing digital deve ser encarado e utilizado para melhorar e ampliar a atuação do comércio e não como um concorrente ou vilão das vendas. “O cliente está cada vez mais conectado e conhece o que procura, muitas vezes até mais do que o próprio vendedor. O modelo de consumo tem alterado as formas de negociação e fechamento de vendas e os empresários devem estar atualizados para inovar e atender as necessidades do seu público-alvo. Comprar é algo que todos necessitamos, portanto, o que definirá a decisão de compra é a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, o atendimento diferenciado e de qualidade, agilidade e, principalmente, o relacionamento com o cliente”, finalizou.