Microgerenciamento pode revolucionar a gestão comercial

“Uma gestão do processo comercial feita por meio do microgerenciamento de setores permite que o gestor tenha uma visão ampla, como um ‘farol alto’, para conduzir sua empresa de forma mais eficaz”. Com esse ensinamento, o instrutor Rodrigo Garbin introduziu seu treinamento promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL Chapecó), na última quarta-feira (28), no auditório da entidade.

O objetivo da capacitação foi de qualificar os gestores para aplicarem conceitos tanto operacionais quanto estratégicos dentro de suas empresas, abordando desde as ferramentas digitais disponíveis até os impactos de uma eficiente gestão de pessoas e gestão estratégica.

“Este modelo de negócio é uma resposta à necessidade crescente de flexibilidade nas empresas, onde o gestor não precisa estar constantemente presente ao lado de sua equipe comercial. Ao setorizar e microgerenciar cada área, ele pode focar tanto no operacional quanto no estratégico, garantindo uma administração mais eficiente e lucrativa”, explicou.

Um dos pontos principais do curso foi a realização do diagnóstico profissional personalizado. Os participantes responderam um questionário que será analisado e enviado pelo instrutor pelo e-mail dos lojistas. “Esse método fornece um feedback detalhado sobre o nível de competência do gestor, isso permite que ele identifique áreas de melhoria e as ferramentas necessárias para evoluir enquanto líder de equipe”. Garbin afirma ser, nesta área, o único palestrante no Brasil a aplicar esse método em treinamentos.

Com essas informações, os empreendedores podem, de acordo com o instrutor, preparar seus estabelecimentos para se tornarem autogerenciáveis a médio ou longo prazo. “Ao dominar essas técnicas, o gestor não apenas melhora seu desempenho, mas também prepara sua equipe para assumir responsabilidades, permitindo que avancem em suas carreiras”.

EVOLUÇÃO CONTÍNUA

Para a gestora da Moto A, Amanda Zuffo Reginatto, o treinamento foi uma oportunidade de conhecer novas práticas e técnicas do processo comercial para aperfeiçoar sua gestão e ampliar o envolvimento da equipe. “Somos uma empresa especializada na comercialização de peças e serviços para motocicletas e, por ser um negócio familiar, além de desempenhar as funções de gerência, também participo diretamente de diversas outras atividades. Então, essa busca por aprendizado e aperfeiçoamento é essencial para garantir que estamos sempre evoluindo e oferecendo o melhor para nossos clientes”, frisou a empreendedora.

De acordo com o presidente da CDL, Edson Piana, os treinamentos promovidos pela entidade são idealizados conforme necessidades elencadas pelos associados. “Assim, garantimos conteúdos atualizados e completos para capacitar ainda mais nosso comércio chapecoense”.