Lojistas têm novas oportunidades para aderir ao Projeto Rede de Vizinhos do Comércio

O projeto Rede de Vizinhos do Comércio, realizado pelo 2º Batalhão de Polícia Militar de Chapecó com a parceria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), será pauta de novas reuniões para mobilização dos lojistas nesta terça-feira (16) e quarta-feira (17), às 8 horas, no auditório da CDL Chapecó. A iniciativa é uma oportunidade para reunir os representantes de empresas que não puderam estar presentes nos encontros com os grupos de suas ruas.

O objetivo é planejar estratégias para reduzir e evitar a incidência de furtos que costuma aumentar no período das compras de Natal. Caracterizada como uma rede organizada entre os lojistas e a Polícia Militar, a ação representa um ato de cooperação que busca prevenir e restaurar problemas de ordem pública, da integridade física e do patrimônio das pessoas.

A CDL apoia a iniciativa com a liberação do auditório para reuniões, produção de adesivos e mobilizações dos grupos, entre outras ações. Podem participar lojas associadas e não associadas à entidade e, para isso, basta assinar o termo de cooperação.

O tenente-coronel Barcarollo, comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar de Chapecó, enfatiza que a iniciativa representa mais uma ferramenta de enfrentamento dos furtos que vêm acontecendo no município. Destaca que em 2021 houve um aumento de furtos de 6,86% em relação ao mesmo período do ano passado. Neste ano, foram registrados 1.230 furtos. “Sabemos que o programa sozinho não é a solução, mas estamos adotando todos os meios para solucionar o problema. A Rede de Vizinhos do Comércio contempla rondas, visitas isoladas nas lojas, orientações e outras ações”.

O presidente da CDL, Clóvis Afonso Spohr, realça que a entidade sempre se preocupou com as questões de segurança no comércio. “Essa parceria veio em um bom momento e tem um caráter especial, pois na medida em que todos compartilham informações, gera respeito e solidariedade. Trata-se de uma solução que tem efeito de associativismo. Além disso, representa uma ação efetiva das atividades de preparo para o Natal – principal data do calendário comercial”.

Spohr também enfatiza que é fundamental que o lojista adote atitudes proativas para ajudar a garantir mais segurança no seu estabelecimento. Menciona como exemplo a posição dos caixas e araras em lugares adequados e menos expostos à ação dos infratores. “A segurança é importante tanto ao comerciante quanto para o consumidor”, comenta ao fazer um apelo para que os lojistas participem da campanha.

Informações com Maurício da CDL pelo telefone (49) 3319 4300 ou com a cabo Cima da Polícia Militar pelo (49) 98802 0330.