Lojistas manifestam insatisfação com a elevada carga tributária no Dia Livre de Impostos

Ação será na quinta-feira (25) e contará com comercialização de produtos com descontos equivalentes ao valor da carga tributária

Santa Catarina pagou no período de 01/01 a 16/05 deste ano mais de R$ 48,5 bilhões em impostos. Em Chapecó, o valor foi de mais de R$ 95 milhões. Os dados são do Impostômetro do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).

Para manifestar a insatisfação com a tributação abusiva que limita o poder de consumo e impede o crescimento econômico será realizado na quinta-feira, 25 de maio, o Dia Livre de Impostos (DLI). A ação ocorre em todo o país e, em Chapecó, é organizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem) com apoio da CDL.

Nesta data, os lojistas comercializarão seus produtos com descontos, assumindo a parcela que corresponde à sua tributação. O coordenador do DLI da CDL Jovem Chapecó, Eduardo Winkelmann, reforça o convite às empresas que ainda não fazem parte da campanha para que expressem sua contrariedade com a alta carga tributária e com a falta de retorno adequado dos impostos. Também orienta os consumidores para que aproveitem essa oportunidade e ajudem a tornar a ação um sucesso.

“Com esse projeto buscamos promover conhecimento e conscientização dos cidadãos sobre o injusto sistema tributário que onera os produtos e serviços que consomem. Nosso objetivo é refletir sobre a efetividade das contrapartidas, pois infelizmente o Brasil apresenta o pior desempenho em retorno de serviços públicos à população se comparado aos países com as maiores cargas tributárias sobre o PIB. Para isso, contamos com o engajamento das empresas e a participação da população para continuarmos fazendo deste dia um marco de protesto e conscientização”, ressalta Eduardo.

No ano passado, o Dia Livre de Impostos contou com engajamento expressivo na esfera nacional: foram mais de 40 mil lojistas cadastrados, 25 shoppings participantes, mais de 22 mil cadastros no abaixo-assinado e R$ 17,3 milhões em mídia espontânea.