“Uma jornada de desafios, aprendizados e um propósito: inspirar e construir um legado que vá além de mim”. Assim, a diretora administrativa da FM Pneus e presidente da CDL e Associação Empresarial de Maravilha, Caroline Maldaner, descreveu a sua história aos membros da CDL Jovem de Chapecó, em encontro realizado na última semana. O momento integrou a reunião mensal promovida pelos jovens empreendedores para elencar demandas, desenvolver projetos, fortalecer o espírito empreendedor e compartilhar trajetórias inspiradoras.
Jornalista por formação, Caroline contou que recebeu o convite do irmão para integrar a empresa da família, do setor de recapagem de pneus. “Foi um marco para nossa família e para mim, pois assumi a responsabilidade de ajudar e iniciar uma transição de carreira totalmente nova”.
Atualmente, a empresa conta com nove indústrias e atua nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Para a diretora, essa pujança é fruto da dedicação da família em investir na profissionalização e no legado das gerações.
“De 80% a 90% das empresas do mundo são familiares. Costumo dizer que uma empresa familiar é um sonho que deu certo. Mas temos um desafio pela frente, apenas 30% destas atravessam a segunda geração. Daí a necessidade de trabalharmos a sucessão”, explicou Caroline.
Dois pilares centrais norteiam a sucessão, segundo a presidente da CDL de Maravilha: o amor da família e o cuidado com o patrimônio. Ela pontuou aos jovens que “a sucessão exige equilíbrio, gestão profissional e um diálogo transparente para garantir a sustentabilidade do negócio, tanto no presente, quanto no futuro”.
ASSOCIATIVISMO
Atual presidente da CDL e Associação Empresarial de Maravilha, recentemente reconhecida como Liderança Voluntária 2024 pelo Prêmio Toyp da JCI Brasil, Caroline destacou que é movida pelas conexões, comunicação e relacionamentos. “Espero inspirar não apenas mulheres, por quem luto para que ocupem espaços de destaque, mas todos os jovens empreendedores. Acredito que liderança não tem gênero e que estamos caminhando para um futuro onde falaremos apenas sobre liderança, de forma ampla e inclusiva”, reiterou.
Para a presidente da CDL Jovem de Chapecó, Mara Nolasco, conhecer a trajetória pessoal e profissional da empresária foi um momento de grande inspiração para todos participantes. “Conseguimos refletir sobre temas essenciais, como sucessão familiar e os desafios do empreendedorismo. Essas são conversas fundamentais para nós, jovens líderes, que buscamos crescer e construir um futuro sólido em nossos negócios. Espero que esse aprendizado nos guie em 2025 e fortaleça nosso propósito de desenvolver lideranças em Chapecó”, frisou Mara.
CDL JOVEM CHAPECÓ
Além da apresentação da presidente da CDL de Maravilha, a última reunião do ano da CDL Jovem de Chapecó também contou o momento de feedbacks sobre os eventos do mês, a visita técnica na IXC Soft e a Trajetória Empresarial com o fundador da Santa Maria Imóveis. Os membros avaliaram como muito positivas ambas as propostas, ressaltando que são espaços onde podem aprender com a história de empreendedores que iniciaram com poucos recursos e agora tem uma grande empresa.
A programação de Natal da CDL Chapecó e a contribuição dos membros na organização da Casinha do Papai Noel também foram pauta da reunião. Os jovens que já se voluntariaram para auxiliar relataram a emoção de ler as cartinhas das crianças com seus pedidos ao Papai Noel. “Essa ação social é uma iniciativa muito valiosa da CDL Chapecó, capaz de realizar sonhos e transformar realidades. Por isso, estamos incentivando todos os membros a visitarem e fortalecerem ainda mais esse projeto”, acrescentou Mara.