Institucional

LOJAS FUNDADORAS

As lojas fundadoras da CDL de Chapecó foram a Casas Néri Ltda, Dorval Cansian e Irmãos, Irmãos De Marco e Cia, Farmácia Popular, Rádio Frequência S.A., Auto Oeste e Cia Ltda, Ernesto Trentin, Farmácia São Carlos, Antônio Martinelli, Giacomazzi Giacomazzi Ltda, Joalheria Marchese e Cia Ltda, Lodovico Silvestre, Casa Omega, Joalheira Dal Bosco, O. Tomazelli e Cia Ltda, Comercial de Calçados Ltda, Gisi Giacomazzi e Cia Ltda, L.I. Fernandes, Lojas Raizer Ltda, Morandini De Marco e Cia, Construtora e Fornecedora de Materiais Ltda, Irmãos Sordi Ltda, Real Foto Estúdio, Curtume Imperial S.A, Casa Damo Ltda e Heitor Pasqualotto.

SEDE

A primeira sede provisória funcionava no edifício da telefônica de Chapecó, na travessa do Correio, sendo mais tarde transferida para o térreo do edifício Cansian, na Av. Getúlio Vargas. O terceiro endereço foi o edifício do Cine Astral, também na Av. Getúlio Vargas, assim como o quarto, no edifício Prolar. Transferiu-se a seguir para o térreo do edifício Rigotto, na Rua Benjamim Constant, 149-D, e dali para a sede definitiva: o CESEC – Centro Executivo do Sistema Empresarial de Chapecó, na Av. Getúlio Vargas.

DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO

A intensa informatização utilizada hoje facilita milhares de informações e consultas que, há 34 anos, dependiam de um banco de dados formado por fichas cadastrais elaboradas e consultadas por serviço manual. Em 1972 foi adquirido o primeiro equipamento de telefone ponta a ponta. As inovações tecnológicas começaram a chegar em 1976, com a instalação de um novo sistema de telefone LPP (linha privada permanente). Em agosto de 1976 foi inaugurada a sede campestre e, em julho de 1982, foi adquirido o terreno da rua Marechal Bormann, em sociedade com o Sindicato do Comércio Varejista.

A CDL comprou posteriormente a parte do sindicato, tornando-se proprietária de todo o terreno. Em 1985 foi fundado o Departamento de Assistência ao Consumidor (Deacon). Em abril de 1988, Chapecó sediou o 22º Congresso Estadual do Comércio Lojista e o 22º Seminário Estadual dos SPCs. O primeiro computador foi adquirido em julho de 1988. Em outubro de 1989, o SPC de Chapecó já trabalhava informatizado. Acompanhando a modernização ditada pela globalização, em novembro de 1994 a CDL passou a chamar-se Câmara de Dirigentes Lojistas e não mais Clube de Dirigentes Lojistas, mediante correspondente alteração nos estatutos sociais.

Nova modernização tecnológica ocorre em 1996, ano em que surge o Dia D. Na época, foi adquirido equipamento de informática mais potente, preparando Chapecó para atuar como polo integrador das praças de Maravilha, Pinhalzinho, Modelo, Palmitos, Nova Erechim, Xanxerê, Caibi, Faxinal dos Guedes e São Domingos. Desde maio de 2001, o SPC está interligado ao SPC Nacional, proporcionando mais abrangência nas consultas dos associados.

SEJA UM ASSOCIADO!

Tenha inúmeras vantagens
com a CDL Chapecó