Inspiração para quem quer empreender: Rafael Tozzo conta sua trajetória profissional em evento da CDL Jovem Chapecó

O empresário Rafael Tozzo foi o palestrante da segunda edição de 2023 do Programa Trajetória Profissional promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem de Chapecó (CDL Jovem), nesta semana, no CarpeVin, em Chapecó. Atual sócio-diretor do Grupo De Marco, ele destacou que seu sonho sempre foi empreender e, com apenas 17 anos, contou com o apoio do pai para iniciar sua carreira no mundo dos negócios. Depois de algumas experiências bem-sucedidas em alguns segmentos, ele aproveitou uma oportunidade para ajudar a ampliar os negócios da família.

Para o empresário, de apenas 36 anos, o momento foi fundamental para mostrar que é possível conquistar os objetivos quando há vontade e amor pelo que faz. “Comecei a trabalhar aos 14 anos e, aos 17, me tornei empreendedor. Comecei com dívidas e a partir daí os sonhos foram se tornando realidade. O grande recado é que, para começar, é necessário ter uma base, acreditar e gostar do que se faz. Com isso, as coisas vão acontecendo! Minha segurança sempre foi a família e temos uma tradição no varejo”, destacou o jovem empresário ao reforçar que as coisas não foram fáceis, mas deram certo. “Iniciei na hora certa e estou dando continuidade nos projetos. Hoje estou estável, com mais conhecimento e mais seguro em tudo o que faço”.

O grupo De Marco completa 70 anos em 2023 com 22 concessionárias. Tradicional no ramo de automóveis, caminhões e autopeças, a empresa passou por várias cisões familiares. “Ingressei no negócio em 2009 quando ocorreu uma cisão. Naquele momento, tive a oportunidade, juntamente com meu pai, meu irmão e minha mãe, de comprar a parte dos sócios e assumir uma operação em uma unidade fora de Chapecó. Com 23 anos, me aventurei e sabia que era possível. A história da De Marco é de 1953, mas minha história com a empresa começou em 2009”.

Sobre os desafios, Rafael Tozzo frisou que o principal deles é manter as lojas abertas, mas também é fundamental estar atento aos fornecedores, negócios e à fidelização de clientes.

TRAJETÓRIA PROFISSIONAL

O evento teve por objetivo inspirar e incentivar o desenvolvimento do espírito de liderança e empreendedorismo para que os participantes sigam sua vida profissional e carreira nas entidades. De acordo com o presidente da CDL Jovem Chapecó, Christiano Giordani, a palestra representou um estímulo importante ao público presente, pois todos estão em fase de início de carreira ou em fases de evolução. “Com isso, o Trajetória Profissional traz muita inspiração e motivação para todos e representa um dos melhores momentos que a CDL Jovem nos proporciona”.

O presidente da CDL Chapecó, Edson Piana, esteve presente no evento e cumprimentou Rafael Tozzo pela desenvoltura e pelo sucesso como empresário. Também reforçou o quanto a iniciativa é importante para o desenvolvimento de habilidades empreendedoras dos que estão iniciando carreira no mundo dos negócios, seja com abertura de uma empresa, seja com sucessão familiar.