FCDL/SC e Sebrae/SC incentivam o desenvolvimento de Câmaras Empresariais no oeste

Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL Chapecó) sediou, na manhã desta quarta-feira (28), a reunião de apresentação do novo projeto do Programa Estadual de Sustentabilidade, iniciativa da Federação das CDL’s de Santa Catarina (FCDL/SC) em conjunto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Participaram do encontro presidentes, gestores e executivos de 12 CDL’s da região oeste.

O novo projeto contempla ações que visam fortalecer às Câmaras Empresariais já existentes nas CDL’s e oportunizar a criação de novas, a fim de estimular o associativismo e a capacitação aos associados. Além disso, são planejadas missões empresariais em território nacional, com o objetivo de gerar intercâmbio de conhecimento e network para as empresas participantes.

Para o vice-presidente de Assuntos Públicos e Políticos da FCDL/SC, José Manoel Ramos, essa parceria entre a FCDL e o Sebrae/SC, firmada em 2023, é crucial para fortalecer o desenvolvimento das CDL’s de todo o estado. “Além de aprimorar a gestão e desenvolver Câmaras Empresariais, nosso objetivo também é resgatar o associativismo, enfatizando a importância de os associados colaborarem para melhorar a comunidade e o ambiente de negócios. Queremos fortalecer a relação entre a CDL e seus associados, indo além de uma simples prestação de serviços”, destacou.

Os detalhes acerca do funcionamento do convênio, da consultoria prestada e das possibilidades trazidas pela colaboração entre as entidades foram apresentadas pelo analista técnico do Sebrae/SC, Luciano Silva e pelo consultor do Sebrae/SC para FCDL, Airton Amaral.

Responsáveis pelo atendimento na região, os analistas de negócios do Sebrae/SC, Leandro Pereira e Arildo Jacobus reforçaram como a implantação do programa poderá aproximar ainda mais a entidade das CDL’s locais. “Serão trabalhadas três frentes. Na primeira, o Sebrae/SC desenvolverá um planejamento estratégico e tático para as CDL’s que aderirem. Também serão fomentadas as Câmaras Empresarias já existentes e, por último, o projeto traz o edital de aceleração para essas Câmaras com o diferencial de não precisar ter uma Câmara Setorial para submeter um projeto”, adiantou Leandro.

Anfitrião do encontro, o presidente da CDL Chapecó, Edson Piana, valorizou a iniciativa da FCDL e ressaltou a importância da colaboração entre entidades voltadas ao desenvolvimento de empreendedores, do comércio e dos municípios. “Sediamos mais uma importante reunião na qual nossa região oeste pôde conhecer as ações que poderão ser implementadas para fortalecer a economia local e aproximar ainda mais os associados das CDL’s. Esse diálogo é muito positivo quando pensamos num crescimento sustentável de negócios”, avaliou.