O Dia dos Pais, celebrado neste domingo (13), promete movimentar o comércio chapecoense ao longo desta semana. A previsão é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL), que tem como base a pesquisa da Fecomércio, recém-realizada com o objetivo de destacar as principais tendências de consumo para o período em sete municípios catarinenses, entre eles, a cidade polo do Oeste.
O presidente da CDL Chapecó, Edson Demétrio Piana, comenta que entre os principais dados do levantamento está a intenção de compra dos consumidores, que neste ano é estimada em R$ 194,77, alta nominal de 6% diante o Dia dos Pais do ano anterior. “A maioria dos consumidores segue as tendências dos últimos anos e presenteará produtos do setor de vestuário, calçados, perfumes e cosméticos”, ressalta.
Em termos reais, a intenção de gasto médio para a data é a mais elevada desde o início da pandemia (23,6% acima da de 2020 e 2,8% superior a de 2021), mas inferior a dos anos anteriores (2,5% a de 2019 e – 6,7% a de 2018). A pesquisa mostra, ainda, que a situação financeira das famílias está melhor que no ano anterior para 46,1% dos entrevistados, um crescimento de 10 pontos percentuais (p.p.) e menor apenas do que o ano de 2019 (49,0%). Além do mais, 39,4% dos entrevistados relataram que estão em situação financeira equivalente a de 2022 e 14,4% em piores condições.
Os dados também mostram que 59,8% dos entrevistados informaram que pagarão os presentes com parte de sua renda mensal. Outros 12,2% dos entrevistados afirmaram que guardaram recursos para comprar os presentes, prática que teve queda de 3,7 p.p. diante do ano passado. Os consumidores dispostos a utilizar o crédito para presentear os pais representam 25% dos entrevistados.
Ao se tratar do local de compra dos produtos, as compras nas lojas físicas permanecem como a preferência dos consumidores com 80,8%. Em relação ao ano passado houve um aumento de quase um ponto percentual (0,9 p.p.) neste indicador. O comércio de rua continua sendo a opção da maioria dos catarinenses (59,4%), ganhando 2,4 p.p. de participação. O segundo local mais indicado são as lojas de shopping que alcançaram 21,4% dos entrevistados. O comércio eletrônico reduziu um pouco sua participação ao perder 1,2 p.p. do ano passado para este, mas continua sendo o terceiro local de compra mais citado pelos catarinenses com 15,8%.
Além de Chapecó, a pesquisa foi realizada em Blumenau, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages.