Com o tema “Os desafios da indústria e do varejo”, o diretor-presidente e fundador da OGOCHI Menswear, Sidney Ogochi, e a diretora de inteligência competitiva da empresa, Aureane Mignon, falaram sobre a trajetória dos negócios, durante a 1ª edição do Almoço do Varejo, nesta quinta-feira (22), na Cantina do Cesec, em Chapecó. O evento foi promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) e reuniu empresários, lideranças empresariais e institucionais e representantes do comércio.
Ao comentar sobre os desafios do varejo, Sidney reforçou sobre a necessidade de persistir, profissionalizar, cuidar da gestão do negócio com olhar de longo prazo, ter indicadores, administrar os resultados econômico/financeiro e entregar solução para o cliente. “Para evoluir é necessário fazer mudanças e estar atento às tendências de mercado. É fundamental observar os indicadores e avaliar a necessidade de trabalhar mais, de buscar parcerias, de inovar, entre outras iniciativas”.
O empresário reforçou, ainda, que a gestão da OGOCHI tem entre as prioridades ajudar o cliente a buscar estratégias para rentabilizar. “No Brasil percebemos que, muitas vezes, as pessoas responsáveis por planejar a compra estão preocupadas com o boleto que terão que pagar e não com o propósito maior, ou seja, com o faturamento e com o resultado que devem buscar com o negócio”.
Fundada em 1990 em São Carlos, Oeste catarinense, a OGOCHI possui unidades fabris em 10 municípios da região e está presente em todo o Brasil com mais de 10 mil clientes lojistas. Conta com mais de 2 mil colaboradores diretos e, somente em 2022, entregou mais de 10 milhões de peças.
Com atuação em moda elegante, acessível e sustentável para o público masculino infantojuvenil e adulto, a empresa cresceu 52% no ano passado e, neste último ano realizou investimentos de mais de R$ 110 milhões. Atualmente, são 50 mil metros quadrados de parque fabril e capacidade de produção de 80 mil peças/dia.
Reconhecida no mercado pela qualidade e excelência de seus produtos, a OGOCHI está sempre atenta às tendências mundiais e ao comportamento do homem moderno. “Nossa inspiração é matéria-prima que transformamos em moda, imagem e estilo. Desenvolvemos produtos com estilo atualizado, proporcionando elegância e conforto a homens e meninos. Buscamos soluções inovadoras para garantir presença em todo o Brasil. Procuramos agir com ética, respeito e transparência em todas as nossas relações. Também acreditamos na criação de oportunidades e relacionamentos que desenvolvem pessoas e comunidades”, enfatizou Aureane.
Sidney ressaltou que os desafios são constantes desde o início dos negócios e aumentam à medida em que a empresa cresce e se desenvolve. “Sou neto de imigrantes japoneses, nascido no interior do Paraná. Minha carreira profissional iniciou em Campo Grande (MS) quando comecei a trabalhar no varejo, em lojas de vestuário dos meus tios. Aos 20 anos tomei a decisão de ter um negócio próprio. Troquei a moto por algumas máquinas e vim para Santa Catarina por ser um estado referência no ramo têxtil. Em São Carlos montei uma pequena loja onde eu mesmo fiz uma arquitetura diferente com bambu”, contou.
O empresário lembrou, ainda, o quanto ele e a esposa, Aureane, tiveram sintonia e isso fez uma diferença significativa para o crescimento dos negócios. Atualmente, a marca está presente em todo o Brasil, e o objetivo da OGOCHI é triplicar de tamanho nos próximos cinco anos. “Dos 33 anos, tivemos 20 anos de muita dificuldade, mas com muita persistência e acreditando que iríamos conseguir. Vencemos todas as barreiras e hoje geramos valor a todas os stakeholders que se relacionam com a empresa”.
RECONHECIMENTOS
Aureane frisou que a indústria faz toda a diferença na dinâmica das pequenas cidades. “Em 2019, por conta dessa agregação de valores socioeconômicos ao estado e à região, recebemos uma homenagem da Fiesc com a maior horaria da indústria catarinense que é o Mérito Industrial. Hoje estamos aqui para compartilhar e mostrar um pouquinho da nossa jornada”.
A empresa também conquistou posição de destaque entre as que mais crescem no Brasil (Exame/Deloitte) por oito anos consecutivos, além de receber reconhecimentos como o de melhores empresas para trabalhar no Brasil e em Santa Catarina (GPTW) por seis anos consecutivos; certificação de Responsabilidade Social por cinco anos consecutivos; Prêmio Catarinense de Excelência por três anos consecutivos; Best Managed Companies Brasil 2018.
AMOÇO DO VAREJO
O evento foi mediado pelo diretor executivo da CDL Chapecó, Jeancarlo Zuanazzi, que deu as boas-vindas ao casal palestrante e reforçou a importância do Programa Almoço do Varejo para conhecer histórias que inspiram e desafiam os lojistas a buscarem inovações constantemente. “A trajetória de sucesso da OGOCHI demonstra que a empresa é um grande exemplo. O compartilhamento de suas experiências com certeza contribuirá com o os empresários que acompanharam esse case”.
O presidente da CDL Chapecó, Edson Demétrio Piana, avaliou o evento de forma positiva e ressaltou que a explanação foi fundamental para compreender as transformações da indústria têxtil. “O sucesso da nossa cidade e região se reflete dessa interação e sinergia que existe entre as entidades e as empresas. Temos a grata satisfação de saber como esse casal e seu comitê gestor transformaram a OGOCHI em uma das maiores indústrias de moda no Brasil. É uma grata satisfação tê-los aqui para demonstrar um pouco da trajetória dessa empresa que, independentemente do cenário político e econômico, tem apresentado um grande crescimento”, concluiu.