Empresário relata trajetória de conquistas aos integrantes da CDL Jovem Chapecó

O diretor Comercial da Hoffmann Decor, João Henrique Hoffmann, relatou sua trajetória no mundo dos negócios durante reunião da CDL Jovem, promovida nesta semana, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL). A iniciativa fez parte dos encontros que ocorrem mensalmente visando, possibilitar ao grupo de jovens empresários e sucessores de empresas, fortalecer o espírito de liderança com troca de experiências e implementação de iniciativas que fomentem o mundo dos negócios.

O evento, coordenado pelo presidente da CDL Jovem Chapecó Christiano Altair Mattana Giordani e pela vice-presidente Mara Nolasco, contou com a participação do presidente da CDL Edson Piana.

João iniciou na vida empreendedora aos 14 anos, mas o destaque da apresentação foi a gestão na CDL Jovem em 2019, quando atuou como presidente. “Conseguimos fazer alguns dos maiores projetos do Brasil”, enfatizou.

Um deles foi o Dia Livre de Impostos (DLI) – ação que busca promover conhecimento e conscientização dos cidadãos sobre o injusto sistema tributário que onera os produtos e serviços que consomem. “Conseguimos, na época, um número muito expressivo de empresas participantes. Foram mais de 60 CNPJs com mais de 100 empresas físicas no comércio de Chapecó”.

De acordo com o empresário, a iniciativa marcou o início de um dos maiores projetos do Brasil e impactou na geração de valor daquele dia, além de representar um ato de protesto contra a alta carga tributária do Governo. “É gratificante observar o crescimento expressivo do Dia Livre de Impostos e perceber como vem ganhando cada vez mais corpo no Brasil inteiro.  Acredito que no próximo ano teremos uma ação ainda maior”

Outro projeto em destaque na gestão de João foi o CDL nas escolas – iniciativa que trabalhou pilares para oportunizar aos alunos da rede pública uma visão aberta do futuro e do mercado de trabalho, com empreendedorismo e liderança. “Conseguimos cumprir com o objetivo de despertar o espírito empreendedor nas crianças”.

Para finalizar, João falou sobre a importância da experiência em presidir uma entidade como a CDL Jovem para o desenvolvimento de líderes. “Além de termos que lidar com outros empreendedores, o que aumenta um pouquinho o desafio, também há uma troca gigantesca de networking, o que faz com que possamos aprender em pouquíssimo tempo. Muito mais do que isso ainda desenvolvemos a inteligência emocional. Além disso, a própria CDL incentivou muito o desenvolvimento de habilidades de liderança, tanto que recebemos, na época, muito destaque por ajudar a formar líderes”.

Christiano frisou que a participação de empresários e lideranças nas reuniões tem sido essencial para o grupo conhecer experiências inspiradoras de quem já passou por diversos desafios e conquistas. “Isso nos ajuda a tomar melhores decisões nos negócios, minimizando as chances de possíveis erros e aumentando as oportunidades de sucesso”.

Também ressaltou que essa foi a última reunião ordinária em seu mandato e aproveitou para destacar que as ações de 2023 foram positivas. “Cumprimos todos os projetos e desafios propostos, buscando realizar o que foi definido no início da gestão, para oportunizar, ao grupo, aprendizado constante com trocas de experiências entre empresários e convidados, além do DLI, Rodada de Negócios, Trajetória Profissionais e visita técnica”.

Outras iniciativas em destaque neste ano foram a participação da CDL Jovem Chapecó no Encontro Estadual das CDLs Jovens, onde a entidade chapecoense foi reconhecida como referência no Estado, além da participação na comitiva catarinense no ato do Congresso Nacional que homenageou o Dia Livre de Impostos (DLI), em sessão solene, em Brasília. “Foram eventos essenciais para contribuir com o desenvolvimento da CDL Jovem Chapecó”, concluiu Christiano.

SOBRE A CDL JOVEM

A CDL Jovem é um departamento vinculado à Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL Chapecó). Desde 2010, busca capacitar e formar líderes visionários, promovendo o espírito empreendedor e o valor do associativismo. A câmara reúne jovens empresários de 21 a 40 anos, oferecendo um ambiente propício para a troca de experiências, moldando o futuro empresarial da região.