Empresário chapecoense revela estratégias de sucesso para jovens empreendedores

“Plantar uma semente, acreditar fortemente em uma ideia e fazer tudo o que puder para isso dar certo”. Segundo o diretor de SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) da CDL Chapecó, Gilson Vivian, esse é um dos segredos para alcançar o sucesso em qualquer empreendimento. A explanação da trajetória profissional do empresário ocorreu na última segunda-feira (15), durante a reunião mensal da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem de Chapecó (CDL Jovem), na sede da entidade.

Fundador da empresa Inviolável Segurança 24 Horas, pioneira em monitoramento eletrônico em Santa Catarina e com presença em 15 estados brasileiros e no Paraguai, Vivian foi eleito Empresário do Ano, em 2016. Também é socio de diversos empreendimentos, além de participar ativamente de entidades que atuam para o desenvolvimento do comércio e do município, como a CDL.

O empresário começou sua apresentação elogiando os membros por formarem um grupo comprometido. Ele manifestou sua satisfação em participar do evento da CDL Jovem, ressaltando que o trabalho desenvolvido é construtivo e benéfico para todos. “Vejo como muito positivo esse grupo de jovens empreendedores no qual a meta não é apenas alcançar objetivos, mas olhar para cada trajetória e percurso com harmonia e cultivar amizades”, explanou ao agradecer a presidente da CDL Jovem, Mara Nolasco, ao presidente da CDL Chapecó, Edson Piana, e aos demais membros pelo convite.

“Minha trajetória de liderança começou aos 13 anos no Interact Club, onde atuei por muitos anos, desenvolvendo habilidades que me levaram a ocupar todos os cargos disponíveis. Desde jovem, trabalhei na empresa da família, Automóveis Vivian, fundada por meu pai. Porém, após o falecimento do meu pai, durante uma pós em marketing, um professor disse: ‘Ou você investe no seu negócio ou muda de ramo’. Decidi mudar de ramo e essa mudança me ensinou que posso transformar qualquer aspecto da minha vida. Esse aprendizado é algo que transmito aos meus filhos, incentivando-os a serem os melhores em suas áreas de atuação”, apontou o diretor.

Vivian salientou que a Inviolável nunca parou de investir em tecnologia e treinamento, tendo projetos em todo o Brasil e participando de feiras do segmento para acompanhar novidades. Atualmente, segundo o empresário, a experiência e o atendimento ao cliente tem sido grandes focos da organização. “Observamos que as empresas vêm buscando se adaptar e se reinventar para melhorar o atendimento aos clientes”.

Por fim, o diretor do SPC aconselhou os membros da CDL Jovem a buscarem sempre o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Relatou a importância de compreender o tempo dedicado a diferentes áreas da vida, como profissional, familiar, social, psicológico, espiritual e econômico, para obter total harmonia e realização.

JOVENS INSPIRADORES

O encontro dos jovens empreendedores também contou com duas apresentações de membros da entidade. Para a presidente Mara Nolasco, esses momentos são cruciais para a troca de experiencias e networking entre os integrantes. “Separamos um espaço em todas as nossas reuniões para os membros apresentarem suas trajetórias profissionais. Tem sido muito interessante conhecer mais sobre a história de nossos colegas empresários, além de podermos aprofundar conhecimento, também nos inspiramos com o caminho percorrido por cada um”, frisou Mara.

O gerente administrativo da Multirural, empresa chapecoense dedicada à nutrição e saúde animal, Felipe Bortolanza, relevou que iniciou sua jornada em 2012, quando iniciou a graduação em Administração na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). “Em busca de colaborar com meu meio não apenas com ações, mas com conhecimento, fui para São Paulo e iniciei Administração na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP), maior faculdade do ramo da América Latina. No curso participei de quatro entidades acadêmicas, além de realizar trabalhos adicionais para o centro de estudos em finanças da FGV”.

Ainda em São Paulo, Bortolanza também foi analista de gestão e risco da empresa Aram Capital e analista financeiro da Sueste Capital. O integrante da CDL Jovem contou que decidiu voltar à Chapecó após passar por um Burnout, síndrome do esgotamento profissional, e alertou os demais membros sobre a importância de cuidar da saúde mental, entender seus limites e equilibrar a vida profissional e pessoal. “Retornar foi uma decisão muito importante. Hoje administro com sucesso uma empresa familiar, com uma equipe de 52 pessoas, onde investimos fortemente no desenvolvimento de processos de melhoria contínua”

O diretor da Maqdima, referência em suprimentos industriais, Luiz Concatto, evidenciou que sua história na empresa iniciou em 2007, quando começou a auxiliar seu pai Mauro Concatto, fundador do empreendimento. “Em 2014 fiz um intercambio para o Canadá com o objetivo de aprender inglês e entender como funciona o setor no país. Isso foi possível por meio da oportunidade de estágio que tive na Atlas Tools & Machinery, uma loja de máquinas e ferramentas do Canadá, onde também percebi que apesar de ser o mesmo ramo, o país estava anos luz à frente do Brasil em tecnologia e qualidade de equipamentos”, comentou.

Os conhecimentos obtidos no intercambio foram fundamentais para o momento em que Concatto assumiu a gerencia da empresa, em 2015. “Atualmente a Maqdima conta com 43 colaboradores, 71 mil clientes cadastrados e cerca de 30 mil produtos. Tenho muito orgulho de fazer parte desses mais de 30 anos de história e almejo continuar contribuindo para o futuro do empreendimento.

REPRESENTAÇÃO DA JUVENTUDE

O presidente da CDL Chapecó, Edson Piana, acompanhou a reunião e parabenizou os integrantes por se dedicarem a fortalecer o empreendedorismo e o comércio chapecoense. “A CDL Jovem, que recentemente completou 14 anos de existência, é um grande orgulho para a entidade. Olhar para esse grupo é olhar para o futuro de nosso município”, afirmou.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter