Empreendedorismo e trajetórias em discussão no encontro mensal da CDL Jovem Chapecó

Elencar demandas, desenvolver projetos, fortalecer o espírito empreendedor e compartilhar trajetórias. Esses são alguns dos objetivos dos encontros mensais promovidos pelos membros da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem de Chapecó (CDL Jovem), cuja edição de agosto ocorreu na segunda-feira (19), na sede da entidade. A reunião foi coordenada pela presidente da CDL Jovem Mara Nolasco e pelo vice-presidente Ricardo Lima.

 Entre as pautas discutidas esteve a preparação para o Natal 2024, iniciada pela CDL Chapecó, Prefeitura e demais entidades. O diretor executivo da CDL, Mauricio Duarte, informou que a grande missão é transformar Chapecó em uma referência no Oeste de Santa Catarina para as festividades de Natal e solicitou o apoio dos jovens empreendedores nesta caminhada. “Estamos trabalhando em conjunto com o poder público, entidades e setor privado para potencializar os atrativos e tornar o nosso município um grande centro de visitação no período natalino, envolvendo cultura, gastronomia, compras e entretenimento”, explicou.

Os membros participam ativamente da campanha, principalmente na Casa do Papai Noel, tradicional iniciativa da CDL que, além de ser um ponto turístico para fotos com o Papai Noel, também é o espaço onde as crianças deixam suas cartinhas com pedidos de presentes para a população adotar. “Precisamos de todo o apoio e colaboração para realizar mais um grandioso Natal em Chapecó”, reforçou a presidente Mara.

TRAJETÓRIAS DE SUCESSO

O encontro dos jovens também contou com duas apresentações de membros da entidade. Para a presidente, esses momentos são cruciais para a troca de experiências e networking entre os integrantes. “Separamos um espaço em todas as nossas reuniões para os membros apresentarem suas trajetórias profissionais. Tem sido muito interessante conhecer mais sobre a história de nossos colegas empresários, além de podermos aprofundar conhecimento, também nos inspiramos com o caminho percorrido por cada um”, frisou.

João Schäfer contou que iniciou sua carreira como analista de marketing, em 2007, área que segue até hoje. “Saí da cidade por alguns anos e quando voltei, em 2015, tive a oportunidade de fundar minha própria agência, na época uma das primeiras de Chapecó nessa área. Nesse período compreendi que o marketing está muito associado à tecnologia e passei a me inteirar cada vez mais em novos processos tecnológicos”, explicou.

Apesar de ter encerrado as atividades, João relatou que a experiência trouxe muitas bases para seu próximo passo como head de inovação em uma grande empresa. Atualmente, o empreendedor gerencia a Verce Marketing, agência focada em growth e performance que fundou em 2020.

Adauto Carlotto mencionou que sua jornada começou com uma indecisão quanto à área em que gostaria de atuar. “Iniciei os cursos de farmácia e de direito, mas não me identifiquei com essas áreas. Somente ao ingressar no curso de Gestão Comercial que me encontrei e tive novas oportunidades”. Entre as experiências, contou que atuou como consultor comercial de uma multinacional no ramo gráfico, como coordenador de equipe de vendas no ramo de projetos para usinas hidroelétricas e como consultor de venda e gestor de treinamento de equipe de vendas em concessionária.

“Todas essas vivências foram muito importantes para elevar meu portifólio e para hoje eu gerenciar com sucesso meus empreendimentos”, enfatizou o fundador da Mini Preço Materiais Elétricos e da RC Invest Solucoes Financeiras.

COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E LIDERANÇA

O encontro ainda contou com a apresentação da psicóloga organizacional e mentora Cinthia Anschau, que falou com os membros da CDL Jovem sobre a importância da comunicação assertiva e da conexão entre líderes e suas equipes.

Na oportunidade, a empresária apresentou cases de como melhorar a conexão e torná-la eficaz. Também evidenciou como o perfil de um líder influencia na comunicação, podendo evitar ou causar conflitos. “Sem uma comunicação assertiva, o gestor pode gerar retrabalho, o que resulta em perda de tempo e dinheiro. É preciso prestar atenção na comunicação dentro do setor, entre os pares da liderança, e garantir um bom relacionamento entre a equipe”.

A psicóloga exemplificou que o retrabalho muitas vezes ocorre por falhas ou conflitos de comunicação. “Às vezes, o líder dá uma orientação que parece óbvia para ele, mas a pessoa que recebe a mensagem pode entendê-la de outra forma, de acordo com sua própria realidade. Por isso, é fundamental que, ao ser promovido, o líder passe por um processo de treinamentos e mentorias, pois o que ele sabia como colaborador é útil, mas ele precisa reaprender quando assume um cargo de liderança, especialmente no que diz respeito à comunicação”, enfatizou.

Embora a comunicação pareça simples, envolve muito mais do que palavras e, segundo Cinthia, inclui a forma como o líder se expressa e se posiciona, o que impacta diretamente a conexão com a equipe. “Precisamos ter em mente também o quanto é essencial que o líder reconheça suas vulnerabilidades e as compartilhe com os colaboradores. Ele precisa deixar claro que, apesar das cobranças, também é humano e passível de erros”. Para a mentora, isso envolve autoconhecimento, inteligência emocional e, consequentemente, uma comunicação eficaz, que é o resultado de todo esse processo.

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