Dia Livre de Impostos movimenta comércio chapecoense com descontos de até 40%

Ação ocorreu em todo o país com o objetivo de manifestar a insatisfação com a tributação abusiva

        Diversas empresas chapecoenses aderiram ao Dia Livre de Impostos e comercializaram produtos com descontos de até 40%, nesta quinta-feira (25). Ao longo do dia diversos estabelecimentos como supermercados, farmácias, lojas de vestuário e calçados, de ferramentas e equipamentos, de material de construção, entre outros, venderam produtos com deduções que representaram o valor dos tributos.

        A ação ocorreu em todo o país e, em Chapecó, foi organizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem), com apoio da CDL. O objetivo foi manifestar a insatisfação sobre a alta carga tributária e o destino destes impostos. O Impostossauro – mascote que representa o vilão que devora de maneira voraz o dinheiro do povo sem o devido retorno à população – chamou a atenção dos consumidores durante visita às empresas.

        O coordenador do DLI da CDL Jovem Chapecó, Eduardo Winkelmann, frisa que a iniciativa, realizada anualmente, é fundamental para a mobilização e conscientização da população a respeito da alta carga tributária versus o que é entregue de serviços essenciais. “Neste ano, mais uma vez, o DLI uniu empresários e cidadãos para mostrar o impacto da carga tributária e conscientizar a população. Levamos o Impostossauro para demonstrar o Governo abocanhando grande parte do que pagamos de produtos e serviços”.

        De acordo com Eduardo, mais uma vez o DLI cumpriu seu propósito e levou um número significativo de consumidores para as lojas. “Percebemos que a população aproveitou a oportunidade de aumentar seu poder de consumo e se interessou em entender melhor sobre o percentual de imposto que incide sobre os produtos. Queremos agradecer os empresários compraram essa ideia e arcaram com esses impostos para promover conhecimento e conscientização dos cidadãos sobre o injusto sistema tributário que onera os produtos e serviços que consomem”.

            EMPRESAS ENGAJADAS

        A rede de Supermercados Celeiro participa do DLI desde a primeira edição. “Entendemos que a ação fortalece o calendário comercial da cidade e consideramos fundamental estarmos juntos nessa iniciativa importante para aquecer todo o comércio. Além disso, toda essa carga de imposto quem paga é o consumidor. No cenário de inflação em que vivemos, se a nossa carga tributária fosse menor e se conseguíssemos manter as promoções que o supermercado já faz normalmente junto com a indústria, o consumidor pagaria muito menos”, destaca a gerente de marketing da empresa, Andressa Saquetti Demarchi.   

        Andressa afirma, ainda, que a carga tributária do supermercado gira em torno de 18 a 25% do produto. “Poderíamos ter uma redução significativa na cesta do cliente, que poderia levar mais gastando o mesmo valor, ou seja, aumentaria seu poder de consumo”.

A Maqdima Ferramentas e Equipamentos participa do Dia Livre de Impostos há aproximadamente seis anos e, nesta edição, ofereceu 150 produtos com descontos. “Para nós é sempre de grande valia participar do DLI, pois conseguimos protestar contra a alta carga tributária e, ao mesmo tempo, divulgar a nossa empresa. É um dia em que recebemos maior número de consumidores e conseguirmos vender mais. Avaliamos como a melhor data do comércio chapecoense”, ressalta o empresário Luiz Felipe Concatto.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter