Dia Livre de Impostos (DLI) conscientiza população chapecoense sobre alta carga tributária

Mais de 65 estabelecimentos chapecoenses comercializaram produtos e serviços sem repassar o valor da tributação aos clientes no Dia Livre de Impostos (DLI). A ação coordenada pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem de Chapecó (CDL Jovem) ocorreu nesta quinta-feira, movimentando o comércio e atraindo consumidores de toda a região Oeste.

Apesar do preço ser o maior atrativo, a iniciativa aconteceu em todo o país com o intuito de conscientizar a população, o poder público e o varejo a respeito da alta carga tributária paga no Brasil. “O Dia Livre de Impostos é o momento em que as empresas e os consumidores se unem com o propósito de manifestar a insatisfação com o elevado valor pago e o baixo retorno dos impostos arrecadados em áreas como saúde, educação, infraestrutura e segurança para a população. A ação não é contra o imposto, e sim contra a carga abusiva”, explicou a presidente da CDL Jovem Chapecó, Mara Von Borstel Nolasco.

“Neste ano nós, brasileiros, trabalhamos do dia 1º de janeiro até o dia 6 de junho somente para pagar os impostos. São mais de 150 dias de trabalho”, frisou ao reforçar que a data se tornou um forte marco de protesto e conscientização em todo o país.

Em Chapecó a campanha é realizada há 11 anos e, nesta edição, mais de 65 empresas de segmentos diversificados aderiram o protesto. “Consideramos que o DLI foi um sucesso. Tivemos uma grande colaboração dos empreendedores chapecoenses e os cidadãos manifestaram interesse em participar e conhecer melhor a iniciativa”, destacou Mara.

Durante o dia, membros da CDL Jovem estiveram na Avenida Getúlio Vargas distribuindo folhetos informativos e orientando a população acerca da alta carga tributária e suas consequências no poder de compra do brasileiro. O “Impostossauro”, mascote da campanha que representa o impacto negativo dos impostos, também fez parte da ação.

FAZER A DIFERENÇA

A Maqdima, empresa especializada em ferramentas e equipamentos, participa da campanha há oito anos. Para o diretor-proprietário, Luiz Felipe Concatto, participar do Dia Livre de Impostos desde as primeiras edições foi uma oportunidade para fidelizar e atrair clientes de toda a região. “Aderimos essa ideia e nos preparamos com mais de 50 produtos sem impostos, isso resultou em loja cheia e fila de espera”.

Nenhum imposto deixou de ser repassado ao governo na iniciativa. Neste dia as empresas se responsabilizam em arcar com os valores que seriam pagos pelo consumidor. “Isso permite que a população saiba o quanto seu dinheiro poderia render mais se a carga tributária cobrada fosse menor”, evidenciou o empresário.

EMPRESAS QUE PARTICIPARAM DO DIA LIVRE DE IMPOSTOS EM CHAPECÓ:

Adri Semijoias & Lingerie – Confecção

Agrado com Mimo – Confeitaria/ Produtos alimentícios