Dia Livre de Impostos acontece dia 6 de junho em todo o país.

Com o intuito de conscientizar a população e o varejo sobre a alta carga tributária paga no país, a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e a Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem) promovem no dia 06 de junho a 18ª edição do Dia Livre de Impostos.

“Queremos mostrar para a população como as taxas são abusivas. O Dia Livre de Impostos cresce a cada ano e isso mostra a importância da ação para a conscientização de toda a sociedade a respeito da alta taxa tributária cobrada no Brasil. A Reforma Tributária é urgente e fundamental para a manutenção das empresas do país, para a geração de empregos e para o desenvolvimento econômico”, afirma o presidente da CNDL, José César da Costa.

A ideia da ação é materializar como os impostos representam grande parte do preço dos produtos, por isso, no Dia Livre de Impostos, os lojistas participantes vão comercializar suas mercadorias e serviços sem repassar o valor da tributação aos clientes. Em alguns casos, os descontos podem chegar a 70% do valor final do produto. Participam da ação, lojas de rua do varejo, ⁠shopping centers, ⁠restaurantes, ⁠prestadores de serviço e ⁠postos de gasolina.

“A nossa principal intenção é unir os consumidores e os lojistas em uma ação de conscientização e de protesto, para mostrar a insatisfação que temos com o sistema tributário do país que necessita de uma reformulação urgente”, detalha Raphael Paganini, coordenador Nacional da CDL Jovem.

Mais de 100 mil lojas de todo o país devem participar da ação em 1.500 cidades. A expectativa é de que mais de 2 milhões de consumidores sejam beneficiados com os descontos.

O Dia Livre de Impostos foi criado pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem em 2003 e acontece em todos os estados do país em mais de 1.500 cidades.

AÇÕES NOS ESTADOS

• Amapá Garden shopping, Macapá shopping center e Villa Nova Shopping
  • Mil litros de gasolina com 37% de desconto

Amazonas

• Shopping Center;
  • Lojas de rua;
  • ⁠Posto de gasolina;
  • ⁠Supermercado;
  • ⁠Chopp sem Imposto;
  • ⁠Drive-thru do Mc Donalds e Bobs
  • ⁠Rodízio de Sushi sem imposto
  • ⁠Produtos de Pet Shop

Distrito Federal

• Posto de combustível com 10mil litros de gasolina sem imposto
  • 1 Concessionária que venderá 01 Citroën C3 2024 0km com 20mil de desconto
  • Hamburgueria com sanduíches sem imposto
  • Rede de ótica
  • Rede de Supermercado com cerveja sem imposto

Espírito Santo

• Rede de supermercado (RedeShow) – 2 Lojas
  • Posto de Gasolina
  • Rede de farmácia (Crescer Farma) – 6 lojas
  • Ação no calçadão, com a população (guindaste e carro pendurado)
  • Rede de cursos
  • Concessionária

Goiás

• Goiânia
    – 2 postos
    – 2 redes de óticas
  • Anápolis
    – 5 mil litros de etanol sendo vendido sem o imposto

Rio de Janeiro

• Auto Posto Megão
    – Horário: 7h às 12h
    – Endereço: Avenida das Américas, 17485
    – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro, RJ
    – Atividades: gasolina e gás GNV sem imposto.

• Todas as regiões do estado estão presentes no DLI
    – 14 cidades participantes
    – 200 empresas participantes

• Posto de Gasolina Ale (Go Petro)
    – Horário: 7h as 12h
    – Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima’ 591 – Pinheiros
    – Atividades: 5 mil litros de gasolina sem imposto.
  • Avenida Paulista
    – Horário: 14h as 17h
    – Endereço: FCDL SP – Av. Paulista, 807 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01311-100
    Atividade: atividades com pedestres.
  • Slider
    – Horário: 18h as 21h
    – Endereço: R. Gomes de Carvalho, 1146 – Vila Olímpia, São Paulo – SP, 04547-004
    – Atividade: chopp sem imposto.

Para saber as empresas que aderiram ao DLI de forma online, basta acessar a página www.dialivredeimpostos.org.br

CNDL – Criada em 1960, a CNDL é formada por Federações de Câmaras de Dirigentes Lojistas nos estados (FCDLs), Câmaras de Dirigentes Lojistas nos municípios (CDLs), SPC Brasil e CDL Jovem, entidades que, em conjunto, compõem o Sistema CNDL. É a principal rede representativa do varejo no país e tem como missão a defesa e o fortalecimento da livre iniciativa. Atua institucionalmente em nome de 500 mil empresas, que juntas representam mais de 5% do PIB brasileiro, geram 4,6 milhões de empregos e movimentam R$ 340 bilhões por ano.

CDL Jovem – A CDL Jovem (Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem) integra o Sistema CNDL e tem como objetivo desenvolver jovens lideranças que empreendem no varejo. A CDL Jovem promove fóruns de discussões nos municípios onde há CDLs, além de integrar ideias, conceitos e experiências a partir de reuniões, palestras, seminários e eventos. Está presente em 19 Estados, no DF e em 100 cidades.

SPC Brasil – Há 60 anos no mercado, o SPC Brasil possui um dos mais completos bancos de dados da América Latina, com informações de crédito de pessoas físicas e jurídicas. É a plataforma de inovação do Sistema CNDL para apoiar empresas em conhecimento e inteligência para crédito, identidade digital e soluções de negócios. Oferece serviços que geram benefícios compartilhados para sociedade, ao auxiliar na tomada de decisão e fomentar o acesso ao crédito. É também referência em pesquisas, análises e indicadores que mapeiam o comportamento do mercado, de consumidores e empresários brasileiros, contribuindo para o desenvolvimento da economia do país.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA
Marina Barbosa