Dia das Mães deve movimentar 40,21 bilhões de reais no varejo

Levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, revelou que 78% dos consumidores devem realizar a compra de pelo menos um presente para o Dia das Mães. A expectativa é de que aproximadamente 128 milhões de pessoas presenteiem alguém este ano, o que deve movimentar cerca de R$ 40,21 bilhões nos segmentos de comércio e serviços.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL Chapecó) avalia como positivos os dados coletados. “Estamos otimistas com as vendas para essa data que deve movimentar fortemente o comércio chapecoense nesta semana. Esse é um dos principais momentos para o comércio varejista, a confiança dos consumidores está positiva e vemos um grande planejamento para garantir os presentes para as mães”, destaca o presidente da CDL Chapecó, Edson Demétrio Piana.

De acordo com os entrevistados de várias cidades brasileiras, 35% esperam gastar mais este ano do que em 2023, 30% pretendem gastar o mesmo valor e 24% menos. Entre as razões para gastar mais, 44% afirmam que irão comprar um presente melhor, 41% disseram que os produtos que querem comprar estão mais caros e 26% vão comprar mais presentes. Por outro lado, entre os que vão gastar menos, 25% afirmam que querem economizar, 25% citam o orçamento apertado e 18% a piora do cenário econômico.

MOVIMENTAÇÃO DO COMÉRCIO EM CHAPECÓ

Consumidores chapecoenses pretendem gastar, em média, R$ 259 para o Dia das Mães. O valor foi apontado por pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC) em sete cidades catarinenses, incluindo Chapecó.

Os itens mais procurados para presentes serão, segundo a pesquisa, artigos de vestuário (30,5%), perfumes/cosméticos (23,1%) e calçados/bolsas (15,1%). “Essas informações são importantes pois fornecem auxiliam os lojistas chapecoenses a desenvolverem estratégias que atendam, antecipem e superem as demandas dos nossos consumidores”, reforça Piana.

*Com informações da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL)