Curso de Recrutamento e Seleção desenvolve habilidades essenciais para o mercado de trabalho atual

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL), sempre atenta às necessidades dos seus associados, realizou nesta semana um treinamento completo sobre recrutamento e seleção. O evento, que aconteceu no auditório da entidade, reuniu 30 gestores de RH, recrutadores e empreendedores em busca de aprimorar suas habilidades e construir equipes de sucesso.                    É comum pensarmos que o sucesso do recrutamento depende apenas de encontrar a pessoa certa. No entanto, a instrutora Carine Vanelli lembrou que a empresa também precisa estar preparada. “Ter uma estrutura sólida, com descrições de cargos claras, formulários adequados e um alinhamento com a cultura organizacional é fundamental para garantir que o novo colaborador se encaixe perfeitamente na equipe”, ressaltou.

O cenário atual do mercado de trabalho se caracteriza por uma inversão de papéis, enquanto antes as pessoas buscavam ativamente por empregos, agora são as empresas que competem pelos melhores talentos. No entanto, essa nova dinâmica exige um cuidado especial na hora de contratar. “É fundamental que as organizações valorizem as competências dos candidatos, entendendo que o crescimento profissional está intrinsecamente ligado a expansão da empresa. Afinal, o foco deve ser na qualificação, não apenas na quantificação de experiências ou necessidade de contratar um novo colaborador para preencher uma lacuna”, destacou.

Em alguns casos as empresas priorizam candidatos com maior experiência, dificultando a entrada de jovens no mercado de trabalho. “Essa rigidez, muitas vezes, é um obstáculo à inovação, pois empresas mais tradicionais podem ter dificuldades em se adaptar às novas demandas do mercado. É fundamental que as organizações compreendam a importância de investir em talentos jovens, que trazem consigo novas perspectivas e ideias. Afinal, a evolução do mercado exige que as empresas também evoluam”, pontuou.                                                                        

CAPACITAÇÃO                                                                                                                                       

 Rogerson Zanandrea, de 54 anos, diretor da Farmácia São Rafael em Chapecó, acompanhado de mais três colaboradores da empresa, participaram do evento e avaliaram a importância de estar em constantes capacitações. “As empresas precisam se adaptar às novas gerações para garantir sua competitividade no mercado de trabalho. Ao incorporar o DNA dos jovens profissionais, as organizações se tornam mais inovadoras e ágeis. É fundamental que as empresas invistam em cursos e desenvolvam estratégias para alinhar as expectativas dos colaboradores com os objetivos da organização. A participação em eventos como este da CDL demonstra nosso compromisso com o aprendizado contínuo e a busca por melhores resultados”, comentou Rogerson. 

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