Taís Cristina Roncato, de Serra Alta, Oeste catarinense, esteve entre os participantes do Curso de Dicção, Oratória e Desinibição, promovido, nesta semana, pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL). “Fazia tempo que procurava uma capacitação nesse segmento e quando soube decidi me inscrever. O principal motivo é porque sou uma pessoa tímida quando preciso falar em público”, frisou.
A jovem, de 21 anos, que é estudante de Agronomia na Unoesc de Maravilha e trabalha como caixa bancária na unidade da Cresol de Modelo, ressaltou que a qualificação foi importante para facilitar a apresentação dos trabalhos de aula e para auxiliar no desempenho de entrevistas em rádios quando surge a oportunidade de falar pela empresa.
O treinamento foi ministrado pelo jornalista, comunicador, tecnólogo em marketing e master em oratória, Augusto Giovani. Com experiência em Rádio como redator/noticiarista, repórter e locutor, o palestranteé cerimonialista e professor de Oratória há 25 anos.Atualmente,é comunicador da Nova FM de Pinhalzinho.
De acordo com Giovani, o curso consistiu em três eixos: palavra tom de voz e fisiologia. “As pessoas acham que o mais importante na oratória é a palavra, mas como a ideia já vem pronta, ela é um artifício utilizado para mandar a mensagem e vale 7%. A forma como mando a mensagem, que envolve a dicção e o tom de voz, representa 38%. A fisiologia – linguagem do corpo – significa 55%. É por isso que as pessoas sofrem em frente ao público e as técnicas aprimoradas ajudam o aluno a desenvolver esse campo”, explicou o palestrante.
Durante os três dias de treinamento foram trabalhados conteúdos como controle do nervosismo inicial; conexão e empatia com o público; uso prático do microfone e tribuna; melhoria da postura e expressão; ajuste de respiração e dicção; desenvolvimento de marketing pessoal; preparação de discursos e TCCs e domínio de formalidades e improvisação.
Informações e inscrições pelo telefone (49) 3319-4317 ou (49) 9 9925-5819 (WhatsApp) e pelo e-mail cursos@chapeco.cdl-sc.org.br.