Como encantar clientes?

Workshop da CDL Chapecó orienta vendedores sobre atitudes para conquistar os consumidores

“Atitudes simples como sorrir podem mudar um dia. Essa afirmação serve também para as relações de vendas no comércio. As pessoas esquecem de detalhes que fazem toda a diferença na hora da decisão ou não por uma compra. Apresentar um bom sorriso ao cliente é um grande e decisivo diferencial”, observou o especialista em marketing estratégico Ricardo Cogo, durante curso de Vendas promovido nessa semana pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL).

De uma maneira descontraída e simples, Ricardo trouxe dicas para encantar clientes e, consequentemente, vender mais. O especialista explicou a relação entre produtos e consumidores e destacou o perfil dos grandes vendedores, ou seja, quais atributos e atitudes fazem um grande vendedor e geram o encantamento dos clientes.

Segundo ele, é importante que o vendedor tenha conhecimento sobre o produto que está comercializando. “Muito mais do que as informações que a loja passa sobre o produto, é necessário ir além e saber o que os consumidores estão falando, quais são as avaliações, trazer exemplos de satisfação por meio da compra de determinado produto. Munir-se de estratégias para demonstrar ao consumidor porque ele deve efetuar a compra”.

Ricardo salientou que a relação interpessoal é fundamental para estabelecer boas vendas. “As pessoas gostam de ser bem tratadas. Quando o vendedor oferece um atendimento acolhedor, com simpatia, interesse em solucionar a necessidade do cliente de maneira eficaz e satisfatória e, também estabelece uma relação de proximidade quase que familiar ou de amizade, o consumidor se sente importante e valorizado. Embora pareça algo comum muitos vendedores acabam deixando isso de lado devido à rotina do dia a dia, mas é preciso estar atento e priorizar o atendimento de qualidade”, ressaltou.

Diante disso, o especialista reforçou a importância de conhecer o público-alvo para que o vendedor saiba como melhor abordar e oferecer o que o cliente necessita. “Sem conhecer para quem se está vendendo é mais difícil oferecer um atendimento de excelência. O relacionamento de proximidade é estabelecido através da conversa e da interação. É importante saber o que o consumidor deseja, quais suas expectativas, conhecer o seu perfil de comportamento. Essas são informações que estabelecem uma venda melhor e mais assertiva. Cliente satisfeito é cliente com mais probabilidades de retornar à loja”.

De acordo com o presidente da CDL Chapecó, Clóvis Afonso Spohr, os empresários do comércio devem priorizar por uma equipe qualificada. “O mundo das vendas passa por transformações constantemente, principalmente com o advento das novas tecnologias e com o crescimento das vendas pela internet. Portanto, estar atualizado e por dentro das demandas de mercado é um diferencial na hora de cativar os clientes e, muito além disso, conquistá-los e fidelizá-los. Nós, da CDL Chapecó, incentivamos esse constante aprimoramento por meio de cursos a fim de oferecer aos nossos associados o que de mais atual existe no segmento”, finalizou.

 

        

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