Workshop da CDL Chapecó orienta vendedores sobre atitudes para conquistar os consumidores |
“Atitudes simples como sorrir podem mudar um dia. Essa afirmação serve também para as relações de vendas no comércio. As pessoas esquecem de detalhes que fazem toda a diferença na hora da decisão ou não por uma compra. Apresentar um bom sorriso ao cliente é um grande e decisivo diferencial”, observou o especialista em marketing estratégico Ricardo Cogo, durante curso de Vendas promovido nessa semana pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL).
De uma maneira descontraída e simples, Ricardo trouxe dicas para encantar clientes e, consequentemente, vender mais. O especialista explicou a relação entre produtos e consumidores e destacou o perfil dos grandes vendedores, ou seja, quais atributos e atitudes fazem um grande vendedor e geram o encantamento dos clientes.
Segundo ele, é importante que o vendedor tenha conhecimento sobre o produto que está comercializando. “Muito mais do que as informações que a loja passa sobre o produto, é necessário ir além e saber o que os consumidores estão falando, quais são as avaliações, trazer exemplos de satisfação por meio da compra de determinado produto. Munir-se de estratégias para demonstrar ao consumidor porque ele deve efetuar a compra”.
Ricardo salientou que a relação interpessoal é fundamental para estabelecer boas vendas. “As pessoas gostam de ser bem tratadas. Quando o vendedor oferece um atendimento acolhedor, com simpatia, interesse em solucionar a necessidade do cliente de maneira eficaz e satisfatória e, também estabelece uma relação de proximidade quase que familiar ou de amizade, o consumidor se sente importante e valorizado. Embora pareça algo comum muitos vendedores acabam deixando isso de lado devido à rotina do dia a dia, mas é preciso estar atento e priorizar o atendimento de qualidade”, ressaltou.
Diante disso, o especialista reforçou a importância de conhecer o público-alvo para que o vendedor saiba como melhor abordar e oferecer o que o cliente necessita. “Sem conhecer para quem se está vendendo é mais difícil oferecer um atendimento de excelência. O relacionamento de proximidade é estabelecido através da conversa e da interação. É importante saber o que o consumidor deseja, quais suas expectativas, conhecer o seu perfil de comportamento. Essas são informações que estabelecem uma venda melhor e mais assertiva. Cliente satisfeito é cliente com mais probabilidades de retornar à loja”.
De acordo com o presidente da CDL Chapecó, Clóvis Afonso Spohr, os empresários do comércio devem priorizar por uma equipe qualificada. “O mundo das vendas passa por transformações constantemente, principalmente com o advento das novas tecnologias e com o crescimento das vendas pela internet. Portanto, estar atualizado e por dentro das demandas de mercado é um diferencial na hora de cativar os clientes e, muito além disso, conquistá-los e fidelizá-los. Nós, da CDL Chapecó, incentivamos esse constante aprimoramento por meio de cursos a fim de oferecer aos nossos associados o que de mais atual existe no segmento”, finalizou.