Comércio lojista prevê aumento de até 5% nas vendas de Dia dos Pais

O Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo de agosto (12), é aguardado pelo
varejo catarinense com otimismo. Levantamento realizado pela Federação das Câmaras
de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) revelou que 79,4% dos lojistas
apostam que o resultado das vendas deve ser igual ou melhor do que o registrado no
mesmo período do ano passado. A data é uma prévia do que deve ser o Natal, mais
importante data para o comércio.
Para 46,06% o crescimento deve ser de até 5% no comparativo com a mesma data
em 2017. Em Chapecó, a expectativa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL)
se mantém a mesma. “A data tem um apelo comercial natural e o comércio tem se
preparado para as vendas com produtos e preços diferenciados. Além disso, o inverno
contribui para o aquecimento das vendas”, observa o presidente da entidade, Clóvis
Afonso Spohr.
O comportamento mais conservador também se reflete na previsão de tíquete
médio. Para 79,39% está abaixo de R$ 150 – sendo que 62,24% apontam a faixa entre R$
51 e R$ 150. Entre os itens mais procurados, segundo os lojistas, destaque para perfumes,
bebidas e móveis que somam 29,7%, desbancando produtos tradicionais, como vestuário
(preferido por 29,09%), acessórios (escolha de 18,18%) e calçados (alternativa com
15,15% da procura).
Na avaliação de Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC, essa melhora se deve
principalmente ao ciclo de corte de juros, iniciado pelo Banco Central. Outro fator
determinante é a retomada do ritmo de consumo das famílias. A consulta foi realizada
junto às empresas associadas com atuação no varejo nas 20 cidades catarinenses de
maior índice de potencial de consumo.

DIA D

O Dia dos Pais é considerada a quarta data em importância para o comércio, atrás
apenas do Natal, Dia das Mães e dos Namorados. Com a intenção de oportunizar horários
diferenciados aos consumidores para a compra de presentes a CDL Chapecó promove
duas edições do “Dia D”, em agosto. A primeira ocorre neste sábado (4) e a segunda no
próximo (11) com horário livre de atendimento nos estabelecimentos comerciais. A
entidade sugere que as lojas aproveitem a data e inovem com vitrines atrativas, produtos
diferenciados e atendimento de qualidade, fatores decisivos na hora da compra.

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