Comércio deve aquecer as vendas na semana do Dia dos Namorados em Chapecó

O Dia dos Namorados, que será celebrado no domingo (13), promete movimentar o comércio na cidade polo do oeste. A previsão é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) ao mencionar que o município esteve entre os sete que participaram da pesquisa de intenção de compras da Fecomércio para a data em Santa Catarina.

Conforme a pesquisa, os casais pretendem desembolsar R$ 143,77 com produtos e serviços, 0,8% a mais do que 2021. A data aquece ainda o setor de bares e restaurantes: 36,7% dos entrevistados destacaram que pretendem almoçar ou jantar fora, o que representa alta de 1,6 ponto percentual quando comparado com o ano passado. 

A pesquisa aponta, ainda, que sete em cada dez podem deixar a compra para a última hora: 44,9% na semana, 14,3% na véspera e 12% no dia. A modalidade de pagamento à vista corresponde a 80,2% dos entrevistados e o Pix é o preferido para 7,5% das pessoas neste ano.

O presidente da CDL Chapecó, Clóvis Afonso Spohr, ressalta que o município vive um bom momento no que se refere à geração de emprego, o que contribuirá para aquecer as vendas nesta semana. “A chegada do inverno também é um fator que impulsiona as vendas. Historicamente, observamos que o consumidor vai em busca do presente, mas acaba aproveitando para ampliar as compras, investindo em itens para a estação. Outro ponto importante é que Chapecó atrai casais de toda a região, tanto em busca de novas opções de presentes quanto pelas alternativas de lazer”. 

Spohr aproveita para ressaltar a qualidade do comércio chapecoense. “Estamos em uma cidade empreendedora e o nosso comércio nos enche de orgulho por acompanhar as tendências do mercado e inovar cada vez mais em produtos, serviços e atendimento”.

PRINCIPAIS SEGMENTOS MOVIMENTADOS

As lojas de vestuário (36,2%), perfumes/cosméticos (18,8%) e calçados/bolsas (15,7%) serão os principais destinos de compras dos consumidores. O comércio de rua (50,2%) continua líder, seguido por shopping (25,10%) e internet (19,9%).

A pesquisa ouviu 2.010 pessoas, entre os dias 02 e 23 de maio de 2022, nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí.

TENDÊNCIAS

O Dia dos Namorados representa uma oportunidade para promover ações diferenciadas tanto para quem atua no varejo físico quanto para o online. Por isso, o presidente da CDL Chapecó sugere que os lojistas invistam na customização de seus canais de venda de uma forma atrativa e mostrem que suas lojas oferecem opções ideais para quem procura um presente. Segundo ele, também é importante focar na divulgação, especialmente nas redes sociais, em melhores preços e opções de produtos e serviços pensados especialmente para a data.

COMO FOI 2021

Em 2021, a pesquisa da Fecomércio revelou que, no Estado, o público gastou em média R$ 204,99 para comemorar o Dia dos Namorados. O valor é 10,55% superior ao ticket médio registrado em 2020. No País, segundo dados da Dito, a data registrou um crescimento de 176% de compras no varejo (dados comparados com o mesmo dia no ano anterior).

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter