CDL Jovem de Chapecó presente na homenagem ao DLI feita pelo Congresso Nacional

A vice-coordenadora da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem de Chapecó (CDL Jovem), Mara Nolasco, esteve entre os catarinenses que acompanharam a homenagem ao Dia Livre de Impostos (DLI), feita pelo Congresso Nacional, em sessão solene na última segunda-feira (22). A solenidade foi presidida pelo presidente da Frente Parlamentar do Comércio e Serviços (FCS), o senador Efraim Filho.

Mara esteve acompanhada pelo coordenador da CDL da Jovem de Florianópolis, Diego Mroninski; pela vice-presidente CDL de Joinville, Joice Maria, e pelo coordenador CDL Jovem de SC Marcos Brinhosa.

“Participar da sessão solene em Brasília foi uma oportunidade incrível. Todo o evento contou com muitos discursos importantes em relação à carga tributária, reforma e defesa do empreendedorismo no país. E nós da CDL Jovem de todo Brasil manifestamos a nossa luta diária   por um sistema tributário mais justo e favorável aos negócios”, frisou Mara.

O presidente da CNDL, José César da Costa, ressaltou em discurso a importância do DLI para a conscientização da população e do poder público a respeito da urgência da reformulação do sistema tributário brasileiro.

“A realização da sessão solene no Congresso Nacional destacou a importância e a força do DLI. É momento de mostrar para a população como os tributos são abusivos. A Reforma Tributária se tornou urgente e fundamental para a manutenção das empresas do país, para a geração de empregos e para o desenvolvimento econômico”, disse Costa.

Para o coordenador nacional da CDL Jovem, Raphael Paganini, o DLI é antes de tudo uma ação nacional didática de cidadania. “É um dia onde lojas e consumidores se unem em uma mobilização nacional contra a alta carga tributária, o excesso de burocracia e a complexidade fiscal do Brasil, que atrapalham o crescimento econômico e o ambiente para negócios. Contar com o apoio do Congresso Nacional dá ainda mais força para o Dia Livre de Impostos”, detalha Paganini.

DLI CHAPECÓ

O DLI acontece nesta quinta-feira, 25 de maio, em todo o Brasile, em Chapecó, é organizado pela CDL Jovem com apoio da CDL. O objetivo émanifestar a insatisfação com a tributação abusiva que limita o poder de consumo e impede o crescimento econômico.

Diversas empresas estão engajadas no movimento e, ao longo do dia, receberão a visita dos membros da CDL Jovem, que acompanharão as atividades juntamente com o mascote Impostossauro – vilão que devora de maneira agressiva o dinheiro do povo. Aderiram à programação supermercados, farmácias e lojas de diversos segmentos como vestuário, calçados, material de construção, ferramentas, entre outras empresas, que comercializarão seus produtos com descontos, assumindo a parcela que corresponde à tributação.

O coordenador do DLI da CDL Jovem Chapecó, Eduardo Winkelmann, explica que o projeto busca promover conhecimento e conscientização dos cidadãos sobre o injusto sistema tributário que onera os produtos e serviços que consomem. “Nosso objetivo é refletir sobre a efetividade das contrapartidas, pois infelizmente o Brasil apresenta o pior desempenho em retorno de serviços públicos à população se comparado aos países com as maiores cargas tributárias sobre o PIB. Para isso, contamos com o engajamento das empresas e a participação da população para continuarmos fazendo deste dia um marco de protesto e conscientização”.

No ano passado, o Dia Livre de Impostos contou com engajamento expressivo na esfera nacional: foram mais de 40 mil lojistas cadastrados, 25 shoppings participantes, mais de 22 mil cadastros no abaixo-assinado e R$ 17,3 milhões em mídia espontânea.