No mundo atual a comunicação é fundamental. Todos os setores econômicos dependem dela, pois a vida pessoal e profissional é feita de interações. Para contribuir com jovens líderes e empreendedores sobre a importância do tema, a CDL Jovem Chapecó promoveu um workshop nesta semana com o tema “Comunicação 5.0 – Transformando seu varejo”, com o facilitador Felipe Godoy, jornalista e especialista em marketing e estratégia empresarial.
De acordo com Godoy, em um mundo cada vez mais veloz, surgem novos paradigmas e o varejo precisa se adaptar. “Muitas empresas ainda estão na comunicação 1.0, ou seja, aquela do início do século 20 na qual bastava apenas ter um bom produto. Atualmente, a empresa precisa se envolver com a comunidade, com associações, com pessoas com poder de influência. É preciso mudar a cultura e criar novos hábitos. Depende muito de nós como empreendedores e como colaboradores”, comentou.
Godoy apresentou alguns dados da economia para 2020: a projeção do Produto Interno Bruto (PIB) é de 2%, está previsto corte na taxa de juros para 5,50% e o mercado imobiliário deve crescer até 15%. De acordo com o facilitador, o melhor momento para investir em estratégias de comunicação é nos períodos de retração econômica. “São momentos que todos seguram investimentos e, se você investir, sairá na frente”.
Segundo Godoy, a comunicação não afeta apenas os resultados vindos do público externo. Ele citou que os três principais problemas das pessoas que não gostam do emprego são a falta de sentido na gestão, a má comunicação global e as mudanças não bem comunicadas. “A comunicação tem poder de estimular o cliente interno e a cultura organizacional, integrar stakeholders e a comunidade, criar estratégias junto à imprensa, desenvolver ações de vendas e diferenciar a empresa em relação aos concorrentes”, salientou.
O facilitador ressaltou a importância de parcerias e da cocriação. Nesse processo, a empresa não precisa ser especialista em tudo, mas atuar em conjunto com outras organizações e, assim, contribuir com o crescimento de todos os negócios. Na comunicação, Godoy frisou que as ações envolvem desde o planejamento, definição de produtos, criação de estratégias, até a promoção dos produtos e serviços, ou seja, a comunicação. “Essa comunicação deve envolver todos os meios. Não adianta achar que as redes sociais são suficientes, é preciso buscar multiplicidade de ações. Deve-se atentar também às tendências, entre elas a criação de conteúdo, fundamental para engajar as pessoas, e a internet das coisas”, acrescentou.
Entre as dicas para os participantes da CDL Jovem, Godoy orientou investir em canais inovadores de comunicação, além dos tradicionais, como os grupos no Facebook e as linhas de transmissão pelo WhatsApp, obter feedback, construir seguidores leais e pedir indicação.
O presidente da CDL Jovem Chapecó, João Henrique Hoffmann, salientou que o evento contribuiu para os varejistas pensarem em estratégias para fortalecer os negócios. “Todo conhecimento é importante. Sempre aprendemos algo a mais nos cursos e percebemos que nem sempre são necessários grandes investimentos, muitas vezes ações simples no dia a dia podem agregar um excelente diferencial competitivo”, concluiu.
Fonte: MB Comunicação