CDL Jovem apresenta ações do Dia Livre de Impostos às empresas de Chapecó

A Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem de Chapecó (CDL Jovem) apresentou nesta semana as ações do Dia Livre de Impostos (DLI) para representantes de empresas do município. O objetivo foi destacar as atividades deste ano, ressaltar a importância da iniciativa e demonstrar como será a programação do dia 25 de maio – data que marcará o DLI 2023.

O encontro foi conduzido pelo coordenador jurídico e do DLI da CDL Jovem Chapecó, Eduardo Winkelmann, que reforçou o convite para as empresas se engajarem na campanha e expressarem sua insatisfação com a tributação abusiva, com o excesso de burocracia que limita o poder de consumo e a falta de retorno adequado dos impostos. Também destacou os resultados de 2022, que envolveu em todo o país mais de 40 mil lojistas cadastrados, 25 shoppings participantes, mais de 22 mil cadastros no abaixo-assinado e R$ 17,3 milhões em mídia espontânea.

“Por meio deste projeto buscamos promover conhecimento e conscientização dos cidadãos sobre a elevada carga tributária que onera os produtos e serviços que consomem. Nosso objetivo é gerar reflexões sobre a efetividade das contrapartidas geradas em nosso país, haja vista que infelizmente o Brasil apresenta o pior desempenho em retorno de serviços públicos à população se comparado aos países com as maiores cargas tributárias sobre o PIB. Para isso, contamos com o engajamento das empresas e a participação da população para continuarmos fazendo deste dia um marco de protesto e conscientização”, ressaltou Eduardo.

Luiz Felipe Concatto, da Maqdima Ferramentas e Equipamentos, participa do DLI há aproximadamente seis anos e destaca que a iniciativa representa uma excelente oportunidade para empresa. “Conseguimos bons resultados de vendas e, além disso, é possível protestar contra a alta carga tributária. É um momento para mobilizar sobre a conscientização do nosso cliente, mostrando que se não existissem impostos ou se não fossem tão altos teríamos mais poder de compra e conseguiríamos levar muito mais mercadorias para casa”.

Ele ressaltou, ainda, que o DLI gera normalmente resultados 400% maiores que um dia comum. “É um dia que vende muito, gera muitas filas, tanto que não conseguimos atender telefone e WhatsApp em função do alto movimento. Muita gente vem aproveitar e é importante ressaltar que o Governo não dá subsidio algum neste dia, tudo é bancado pelas empresas participantes”.

DIA LIVRE DE IMPOSTOS

A campanha foi lançada nacionalmente no dia 26 de abril durante a live “Tudo sobre o Dia Livre de Impostos (DLI)” realizada pela coordenação nacional do evento para apresentar oficialmente a campanha, demonstrar o novo site e explicar o que está sendo preparado para esta edição. Em sua 17ª edição, o DLI é uma ação de conscientização promovida pelas Câmaras de Dirigentes Lojistas Jovem (CDLs Jovem) contra as altas cargas tributárias e o baixo retorno dos impostos arrecadados.