CDL Chapecó une estratégias com as forças de segurança

Com foco em fortalecer ações da campanha Mais Segurança e de reativar o projeto Rede de Vizinhos do Comércio, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) realizou nesta quinta-feira (29), na sede da entidade, uma reunião com representantes das forças de segurança pública e do Ministério Público.

Estiveram presentes o Comandante do 2º Batalhão de Policia Militar, Major Antônio, o Promotor de Justiça Simão Baran Júnior, o Comandante da Guarda Municipal, Roger Natan de Lima e a Policial Civil Camila Favaretto, representando o Delegado Regional da Polícia Civil, Rodrigo Moura. Os agentes foram recebidos pelo presidente da CDL Chapecó, Edson Piana, diretor executivo, Mauricio Duarte e os diretores da CDL Marcus Borges e Gilson Vivian.

As ações da campanha Mais Segurança iniciaram em 2023 com o objetivo de auxiliar as empresas associadas a melhorar sua infraestrutura de vigilância. “As empresas de segurança associadas à CDL realizam consultorias gratuitas de avaliação do sistema de filmagem e posicionamento de câmeras dos lojistas. Com o apoio da Polícia Militar, da Polícia Civil, e da Guarda Municipal é possível intensificar a segurança do comércio local”, destacou o diretor executivo da CDL Chapecó, Mauricio Duarte.

A ampliação do Rede de Vizinhos do Comércio também foi abordada durante o encontro. O projeto criado pelo 2º Batalhão de Polícia Militar de Chapecó em parceria com a CDL visa planejar estratégias para reduzir e evitar a incidência de roubos e furtos na cidade. A ação representa um ato de cooperação que busca prevenir e restaurar problemas de ordem pública, da integridade física e do patrimônio das pessoas.

Na oportunidade ainda foram discutidas necessidades de estratégias para o fluxo legal para prender os infratores, a dificuldade de precisão de fatos, a falta de equipamentos de segurança e a necessidade de registro de todas as ocorrências. A entidade também destacou o trabalho das forças de segurança ao apontar a redução do número de furtos e roubos no município. “Estamos alcançando níveis importantes no combate desse crime, principalmente quando comparados a outros municípios. Um dos fatores muito positivos que ocorre em Chapecó é a integração operacional entre as forças de segurança, esta troca de informações agiliza a resolução dos problemas”, destacou o presidente Edson Piana.