CDL Chapecó presente: Convenção do Comércio Lojista reforça a importância do setor no cenário nacional

Diretoria e associados da CDL Chapecó participaram do evento em Balneário Camboriú (SC)

Discutir o futuro do setor varejista no cenário nacional, fortalecer o empreendedorismo e incentivar o intercâmbio de soluções entre Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) de todo o país. Esses foram alguns dos objetivos da 57ª Convenção Nacional do Comércio Lojista e da 49ª Convenção Estadual do Comércio Lojista de Santa Catarina, promovidas de 18 a 22 de setembro, em Balneário Camboriú (SC). O presidente, diretores e associados da CDL Chapecó prestigiaram os eventos visando integrar novas estratégias para o desenvolvimento do comércio chapecoense.

A relevância da iniciativa foi ressaltada pelo presidente da CDL Chapecó, Edson Piana, que apontou a grandiosidade dos debates apresentados e o papel da Convenção como uma oportunidade de compartilhar desafios com outros participantes. “Participamos desse importante evento e também incentivamos os associados, divulgando em e-mails, redes sociais e WhatsApp, a se conectarem com as últimas tendências e tecnologias a fim de fortalecer seus negócios”, destacou.

Piana sublinhou como o encontro entre as CDLs de todo o país promove a competitividade do setor. “A CDL, como representante dos empresários, desempenha um papel importante na defesa e no fortalecimento das empresas. Desenvolveremos treinamentos e palestras a partir do conhecimento adquirido para, cada vez mais, oferecermos estratégias para impulsionar vendas”, enfatizou o presidente.

A associada da CDL Chapecó e proprietária da Vítali Moda e Conceito, Juvita Ferreira de Castro, participou pela primeira vez de uma Convenção do Comércio Lojista e descreveu a experiência como única. “Tive o prazer de estar com pessoas excepcionais durante esses dias. Com certeza, como lojista, eu volto diferente para a gestão do meu negócio, mais otimista e confiante, pois acredito que uma gestão mais profissional traz ótimos frutos. Estamos vivendo em um mundo onde tudo muda a todo instante, então, estar atualizada nas tendências do varejo é muito importante, mesmo tendo uma loja de pequeno porte”. Para a empreendedora, a conexão gerada nesses momentos é fundamental para construir uma rede de contatos promissora.

Com uma programação voltada para a troca de ideias e o fortalecimento do empresariado, o encontro abordou focos centrais como tecnologia e inovação. Para o diretor-conselheiro da CDL Chapecó, Clóvis Afonso Spohr, os cases apresentados serviram como estímulo para os participantes, especialmente acerca da Inteligência Artificial e como a ferramenta será inevitável para impulsionar os negócios. “Precisamos estar preparados para usar a IA corretamente e potencializar nossa atividade. ⁠Sempre aprendemos nestes encontros, até porque, na velocidade das informações, dificilmente estamos plenamente atualizados. Faço questão de participar da Convenção sempre que tenho oportunidade e já busquei incorporar na rotina da empresa todo o conhecimento adquirido”, evidenciou o empresário.

Dentre os temas em destaque, o diretor de SPC da CDL Chapecó, Gilson Vivian, relatou a importância da discussão sobre vendas, omnichannel, crédito e retenção, prospecção de clientes e aplicabilidade tecnológica. “Participamos de diversos momentos de palestras e pitchs com insights valiosos onde compartilhamos visões sobre um atendimento mais qualificado e personalizado em relação a experiência de sucesso do cliente. Certamente, os aprendizados obtidos vão agregar valor a nossa atuação enquanto empresa e contribuir para aprimorar meus processos como gestor”. Para Vivian, participar de um evento como esse é uma oportunidade essencial para todos os empreendedores.

Durante os cinco dias de Convenção, empresários de todas as regiões do Brasil puderam estreitar laços, trocar experiências e iniciar conversas promissoras para o futuro de suas empresas. Esse espaço propício para o networking foi valorizado pelo diretor-financeiro adjunto da CDL Chapecó, Paulo César Cerutti, ao comentar sobre a gratificante possibilidade de conhecer os dirigentes da Confederação, das Federações e das demais CDLs do país. “Essa foi minha primeira participação no evento e minha experiência foi excepcional com palestrantes de renome internacional, como Mario Sergio Cortella, organização impecável e público participativo. Considero um momento único, de muito aprendizado e troca de vivências que impactarão em meu cotidiano enquanto empreendedor”, salientou Cerruti.

Para a associada da CDL Chapecó e proprietária da Clínica Royal Face, Juçara Mahle, a integração com pessoas que compartilham objetivos e já estão no ramo a mais tempo proporcionou clareza acerca de assuntos que ainda eram novidade para ela. “Me senti acolhida e fazendo parte de um grupo seleto. Fiquei impressionada com a grandiosidade e a força de nossa organização de lojistas. Tenho muito orgulho de fazer parte de uma entidade com tamanha representatividade e força!”

Juçara revelou que a Convenção a proporcionou uma visão mais estratégica para a empresa. “As informações repassadas e as conversas com outros empreendedores trouxeram muita clareza a respeito das mudanças no cenário de mercado e comportamento do cliente. Em tempos de transformações tão aceleradas, foi muito importante essa parada para olhar o presente e as tendências de futuro, além de refletir sobre o que cabe implementar em meu negócio e o que não se aplica no momento”, frisou a lojista.

R$30.000, CINCO CELULARES E UMA MOTO

Semana Total Chapecó é turbinada com raspadinha premiada e cupons de Natal Nos meses de outubro, novembro e dezembro, a campanha Semana Total Chapecó contará