As vitrines têm uma importância histórica como uma forma de atrair consumidores, mas a sua influência vai muito além da exposição de produtos. Para apresentar aos lojistas o papel fundamental na psicologia do consumidor, a influência na decisão de compra e a conexão emocional, especialmente em dadas comemorativas, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL), promoveu na última segunda-feira (14), o treinamento “Vitrine de Natal”, em parceria com o Sebrae/SC.
A instrutora com especialização em publicidade e propaganda, mídias sociais, marketing digital, administração organizacional e inovação, Indianara Fernandes, apresentou a importância das vitrines para o bom desempenho das vendas. Em momentos de grande movimentação no comércio, como o Natal, elas também contam histórias que tocam a memória afetiva dos consumidores, remetendo a lembranças da infância e momentos em família. “Não se trata apenas de uma exposição de produtos, mas de um convite para reviver a magia do Natal. Pesquisas mostram que o impacto inicial de uma vitrine ocorre em apenas três a oito segundos e pode ser responsável por até 70% das vendas”, evidenciou.
Além disso, segundo a especialista, as vitrines têm se mostrado mais eficazes em chamar a atenção dos consumidores do que as redes sociais. “A decoração natalina na vitrine desperta emoções, e isso faz com que o consumidor se conecte de forma mais profunda com a loja. Por isso, ela precisa contar uma história, um verdadeiro storytelling, e isso vai muito além do marketing digital, é uma estratégia poderosa também no marketing offline”.
Mesmo sem grandes investimentos, é possível criar algo impactante com elementos simples, como pinheiros, luzes e outros símbolos natalinos. Essa foi uma das dinâmicas realizadas durante o treinamento, na qual os participantes formaram grupos, desenvolveram ideias de vitrines especiais e colocaram em prática os ensinamentos utilizando materiais que simulavam objetos decorativos.
O resultado da atividade prática foi destacado pela instrutora, que enfatizou como o segredo está no equilíbrio: a vitrine precisa transmitir a essência do Natal sem perder de vista o produto. “Dessa forma, o comerciante consegue aproveitar a magia dessa data para vender mais e marcar o consumidor de uma forma inesquecível”, concluiu Indianara.
QUALIFICAÇÃO COMO DIFERENCIAL
Para o gerente da Adore Boutique, Denis Pereira, participar do curso de vitrinismo foi mais uma oportunidade de crescimento. “O comércio está em constante transformação, e desde 2008 acompanho essas mudanças. Hoje, com ferramentas como WhatsApp e Instagram, o atendimento se tornou mais prático, mas também enfrentamos uma maior concorrência, especialmente do e-commerce. O que nos diferencia é justamente o atendimento, que precisa ser impecável. Nesse sentido, enviar três colaboradores para esse treinamento foi de grande valor para nossa empresa, e sempre que houver oportunidades como essa, estaremos presentes, pois é extremamente enriquecedor”, refletiu Denis.
A importância da data para o comércio e a necessidade dos lojistas buscarem estratégias para se destacarem foi salientada pelo presidente da CDL Chapecó, Edson Piana. “Estamos nos aproximando de um período muito aguardado pelos empreendedores, marcado pelo aumento nas vendas e pela intensa movimentação no comércio. Para que isso se concretize, é fundamental que nos preparemos e busquemos evoluir continuamente. Como entidade que representa o comércio, nosso papel é incentivar e oportunizar esse crescimento ano após ano”, afirmou.