A crise econômica e política que o Brasil amargou nos últimos anos ocasionou uma crescente taxa de desemprego. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa média anual subiu de 11,5% em 2016 para 12,7% em 2017. A situação gerou, também, uma redução no poder de compra dos brasileiros afetando diretamente os hábitos de consumo e aumentando o número de inadimplentes no País. Somente em Chapecó são cerca de 44 mil CPF’s negativados.
Preocupada em resgatar a valorização das pessoas em ter o poder de compra restituído a Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) inicia a campanha institucional “Nome limpo, compra certa”. “Queremos ressaltar a importância de garantir aos consumidores que tenham o seu nome limpo no mercado a fim de que possam ter a tranquilidade de efetuar suas compras, uma vez que a negativação impede o acesso ao crédito, a compra a prazo e também o acesso a financiamentos de imóveis e veículos, por exemplo”, observa o presidente da entidade, Clóvis Afonso Spohr.
A campanha é acessível a todos os lojistas associados a CDL Chapecó sem nenhum custo. O material de divulgação começou a ser distribuído e segundo Spohr, a entidade indica que os empresários deixem o material exposto em suas lojas e engajem-se na campanha. “O objetivo principal é a conscientização e a educação do consumo a fim de tentar mudar a cultura de inadimplência e devolver o poder de compra aos clientes”, complementa.
O diretor de SPC da CDL Chapecó Edson Demétrio Piana a intenção é demonstrar que o comércio está unido e fortalecer a cultura de consulta ao crédito a fim de minimizar os riscos de negativas. Segundo Piana, a campanha tem entre seus objetivos a valorização do SPC, resgatando e aumentando a sua importância.
“O SPC é a força do lojista. Queremos que o cliente se preocupe em não entrar em situação de inadimplência e aos que já estão que procurem negociar. Ter o nome limpo e ser lembrado como um bom pagador não tem preço. De acordo com as regras de cada empresa quem tem o nome limpo, tem compra certa”, complementa o diretor de SPC.
A CDL Chapecó é a única entidade no município que conta com serviços do SPC e do Serasa oferecendo também consultoria. Orienta os associados e esclarece dúvidas sobre qual a melhor consulta a ser feita e como garantir que a compra no crediário seja efetuada de maneira segura. A base de dados do SPC e do Serasa é nacional e oportuniza um amplo leque de informações, garantindo que a compra seja composta pelo maior número de dados do cliente possíveis.