CDL Chapecó firma nova parceria para linhas de crédito aos lojistas

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Chapecó firmou parceria com a Caixa Econômica Federal para viabilizar novas linhas especiais de crédito para os comerciantes e empresários associados. Entre as medidas disponibilizadas pelo banco, estão crédito de capital de giro para manutenção da folha de pagamento das empresas, ampliação das linhas de crédito para cadeia produtiva e fornecedores, antecipação de recebíveis de cartões com taxas reduzidas e crédito especial para micro, pequenas e grandes empresas.

As condições diferenciadas buscam ajudar os lojistas impactados pela crise do Coronavírus que estão com dificuldades financeiras na retomada do setor. Entre as medidas, estão taxas de juros a partir de 0,83% ao mês, isenção de 90 dias do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), carência de no mínimo 60 dias nas contratações realizadas e prazo de até 60 meses para pagamento nas novas contratações. Na linha especial para folha de pagamento, a Caixa financia até dois salários mínimos por empregado, com taxa de juros de 3,75% ao ano (0,3% ao mês), seis meses de carência e 30 meses para pagamento. Podem aderir, especificamente para esta operação, empresas com faturamento anual entre R$ 360 mil e R$ 10 milhões. Para quem já tem crédito contratado, a Caixa prorrogou a pausa dos financiamentos de 60 para 90 dias e reduziu taxas de juros.

Uma das novidades da parceria com a Caixa Econômica é a forma de contratação das linhas de crédito, que pode ser virtual, sem a necessidade inicial de deslocamento até as agências. Os associados da CDL podem entrar em contato direto com o gerente de uma das agências de Chapecó e solicitar a contratação via telefone ou e-mail. Todo o trâmite para documentações necessárias será virtual.

De acordo com o presidente da CDL Chapecó, Clóvis Afonso Spohr, a medida busca dar fôlego aos empresários que estão com os compromissos financeiros comprometidos devido à paralisação das atividades. As linhas de crédito podem auxiliar os lojistas a pagar impostos, fornecedores, folha de pagamento ou viabilizar capital de giro às empresas.

“São condições especiais aos lojistas para retomarem os rumos dos seus negócios e honrarem seus compromissos num momento de escassez de caixa. Toda ajuda é bem-vinda neste momento”, destaca Spohr.

O superintendente regional de varejo da Caixa Econômica, Renato Scalabrin, afirma que as medidas anunciadas buscam fortalecer todas as empresas no Estado.

Contatos da Caixa:

Agência Chapecó, Avenida Marechal Bormann:

(49) 3311-1000 ag0414sc02@caixa.gov.br

Agência Industrial, Avenida Fernando Machado:

(49) 3330-9000 – ag0580@caixa.gov.br

Agência Desbravador, Avenida Sete de Setembro:

(49) 2049-8700 –  ag1896sc02@caixa.gov.br

Agência Efapi, Avenida Atílio Fontana:

(49) 2049-6150 –  ag3592@caixa.gov.br

Agência Condá, Rua Rui Barbosa:

(49) 3330-2400 –  ag3831@caixa.gov.br

PA Justiça Federal, Rua Florianópolis