CDL Chapecó empenhada em minimizar impactos da inadimplência no comércio local

Cerca de 68 milhões de brasileiros estavam inadimplentes em julho, na última análise realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Vender para esses clientes pode apresentar riscos significativos para a saúde financeira das empresas e, por isso, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) promoveu na última semana (14), mais uma edição do curso “SPC: treinamento para o melhor uso das ferramentas de análise de crédito”. As capacitações são oferecidas de forma gratuita para as equipes do comércio local.

Vender a prazo tornou-se uma ferramenta para fidelizar clientes e incentivá-los a frequentar o estabelecimento com maior regularidade. No entanto, o diretor executivo da CDL Chapecó, Mauricio Duarte, alertou os lojistas que vender para um cliente em situação de inadimplência pode causar impactos no fluxo do caixa, problemas jurídicos e prejuízos financeiros. “Por isso ressaltamos a importância de avaliar de forma eficiente o risco de concessão de crédito antes de concedê-lo”.

A coordenadora do SPC, Elisamar Almeida, apontou quegrande parte dos equívocos no dia a dia acontecem pela falta de apuração, acarretando em uma dor de cabeça desnecessária. “O ‘nada consta’ na consulta não quer dizer necessariamente que eu posso vender. É preciso analisar todas as informações e se aprofundar nas ferramentas de busca”.

Elisamar reforçou que é fundamental que os lojistas e suas equipes estejam atentos em todo o processo de vendas para adotar estratégias que agilizem o fechamento de negócios com os menores riscos possíveis.

Além das visitas ao comércio realizadas mensalmente pela equipe, a CDL promove regularmente treinamentos para que os associados possam se manter atualizados acerca das últimas informações e tendências relacionadas ao histórico de crédito dos consumidores. Lojistas interessados em saber mais sobre o SPC e suas ferramentas podem entrar em contato com a CDL Chapecó pelo telefone: (49) 9 9925-5819.