Cerca de 68 milhões de brasileiros estavam inadimplentes em julho, na última análise realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Vender para esses clientes pode apresentar riscos significativos para a saúde financeira das empresas e, por isso, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) promoveu na última semana (14), mais uma edição do curso “SPC: treinamento para o melhor uso das ferramentas de análise de crédito”. As capacitações são oferecidas de forma gratuita para as equipes do comércio local.
Vender a prazo tornou-se uma ferramenta para fidelizar clientes e incentivá-los a frequentar o estabelecimento com maior regularidade. No entanto, o diretor executivo da CDL Chapecó, Mauricio Duarte, alertou os lojistas que vender para um cliente em situação de inadimplência pode causar impactos no fluxo do caixa, problemas jurídicos e prejuízos financeiros. “Por isso ressaltamos a importância de avaliar de forma eficiente o risco de concessão de crédito antes de concedê-lo”.
A coordenadora do SPC, Elisamar Almeida, apontou quegrande parte dos equívocos no dia a dia acontecem pela falta de apuração, acarretando em uma dor de cabeça desnecessária. “O ‘nada consta’ na consulta não quer dizer necessariamente que eu posso vender. É preciso analisar todas as informações e se aprofundar nas ferramentas de busca”.
Elisamar reforçou que é fundamental que os lojistas e suas equipes estejam atentos em todo o processo de vendas para adotar estratégias que agilizem o fechamento de negócios com os menores riscos possíveis.
Além das visitas ao comércio realizadas mensalmente pela equipe, a CDL promove regularmente treinamentos para que os associados possam se manter atualizados acerca das últimas informações e tendências relacionadas ao histórico de crédito dos consumidores. Lojistas interessados em saber mais sobre o SPC e suas ferramentas podem entrar em contato com a CDL Chapecó pelo telefone: (49) 9 9925-5819.