CDL Chapecó capacita lojistas para comunicação assertiva

“Nós somos o que comunicamos”. Com essa afirmação a pedagoga, jornalista e locutora Greici Rohr iniciou o treinamento com foco em Oratória promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) na terça, quarta e quinta-feira (11, 12 e 13). O objetivo principal do treinamento foi de capacitar lojistas e colaboradores para uma comunicação corporativa eficiente.

O primeiro ponto ressaltado pela instrutora foi de que, ao contrário do que muitos pensam, a oratória não serve apenas para falar a um grande público. “Muitas vezes, dizemos: ‘Ah, eu não falo em público’, mas falamos todos os dias. Quando saímos de casa e vamos ao mercado, à farmácia ou à praça, estamos nos comunicando. Falar com uma plateia ocorre de vez em quando, mas, de toda forma, estamos constantemente nos expressando e nos comunicando com as pessoas, seja presencialmente ou virtualmente”, explicou Greici.

De acordo com a especialista, é fundamental que o comércio entenda a influência da comunicação no dia a dia e sua importância para o bom desempenho das atividades. “Uma comunicação ineficiente pode prejudicar gravemente instituições industriais, comerciais ou prestadoras de serviços. Tanto a comunicação interna quanto a externa são cruciais”, evidenciou.

Durante o primeiro dia foram abordados os principais conceitos técnicos acerca da oratória, como os atributos da boa comunicação, credibilidade, voz e dicção, dicas de vocabulário e eliminação de vícios de linguagem, além de estratégias para lidar com nervosismo, medo, timidez e improviso. Já nos dias seguintes, os conceitos foram colocados em prática por meio de treinamentos que envolveram a utilização de uma tribuna, produção e gravação de vídeo e cenários de improvisação.

“É importante frisar que os temas utilizados nas atividades foram pensados para refletir o cotidiano dos participantes. Deixamos todos à vontade para escolherem temas que dominem, para que possam se concentrar apenas nas técnicas de comunicação, visto que o conhecimento do assunto eles já possuem. É muito mais fácil falar sobre algo que conhecemos e vivemos do que abordar um tema desconhecido”, destacou a instrutora. Com uma turma formada por profissionais dos mais diversos segmentos, os treinos práticos envolveram temas variados, indo desde a influência dos pneus na segurança do carro até a importância da musculação na terceira idade.

Para Greici, o treinamento foi um sucesso, com os participantes engajados e ávidos por aprender, demonstrando entusiasmo e dedicação em todas as atividades propostas. “Estou certa de que todos saíram daqui mais preparados para se comunicar, tanto internamente com seus colegas e colaborados quanto externamente com clientes e no ambiente online”, finalizou.

EVOLUÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL

A coordenadora de Recursos Humanos da Acessocar Distribuidora de Peças para Caminhões, Vandra Toscan, relatou que participar de um treinamento na área da oratória era uma de suas metas para este ano. “Acredito que o curso veio em um momento crucial da minha vida profissional, proporcionando a oportunidade de crescimento e desenvolvimento que eu tanto buscava. Além de me ajudar a comunicar de forma mais eficaz, também sinto que me capacitou a liderar e inspirar minha equipe com mais confiança e assertividade”, reconheceu.

Para a proprietária da Roana Fashion Store, Rosangela Pacheco, a capacitação foi bem aproveitada e contou com conteúdos pertinentes para o tema. “Foram três dias maravilhosos. Acho que todos nós sairemos daqui com uma bagagem melhor e cheios de novos aprendizados”. A empresária ainda agradeceu a entidade pela oferta do curso e sugeriu que fossem promovidos mais treinamentos voltados à oratória.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter