Mais de 68 milhões de brasileiros estavam inadimplentes em abril, na última análise realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Vender para esses clientes pode apresentar riscos significativos para a saúde financeira do comércio e, por isso, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) promoveu nesta terça-feira (11), mais uma edição do curso “SPC: treinamento para o melhor uso das ferramentas de análise de crédito”. As capacitações são oferecidas de forma gratuita para as equipes do comércio local.
O diretor executivo da CDL Chapecó, Mauricio Duarte, explicou que vender a prazo se tornou uma ferramenta para fidelizar clientes e incentivá-los a frequentar o estabelecimento com maior regularidade. “No entanto, vender para um cliente em situação de inadimplência pode causar grande impacto no fluxo de caixa, problemas jurídicos e prejuízos financeiros, por isso ressaltamos a importância de avaliar de forma eficiente o risco de concessão de crédito antes de concedê-lo”, complementou.
“Grande parte dos equívocos no dia a dia acontecem pela falta de apuração, acarretando em uma dor de cabeça desnecessária. O ‘nada consta’ na consulta não quer dizer necessariamente que eu posso vender. É preciso analisar todas as informações e se aprofundar nas ferramentas de busca”, apontou a coordenadora do SPC, Elisamar Almeida, ao reforçar que é fundamental que os lojistas e suas equipes estejam atentos em todo o processo de vendas para adotar estratégias que agilizem o fechamento de negócios com os menores riscos possíveis.
Além das visitas ao comércio realizadas mensalmente pela equipe, a CDL promove regularmente treinamentos para que os associados possam se manter atualizados acerca das últimas informações e tendências relacionadas ao histórico de crédito dos consumidores. Informações sobre esse e outros cursos da CDL Chapecó podem ser obtidas através do telefone: (49) 9 9925-5819.