Networking e oportunidades abrem portas para novos empresários em Chapecó
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) realizou, na última semana, mais uma edição do Café de Boas-Vindas, iniciativa com objetivo de apresentar a entidade aos novos associados. Empresários dos mais diversos ramos conheceram as soluções, campanhas e treinamentos disponibilizados pela entidade.
Entre os benefícios, os membros falaram sobre a Semana Total Chapecó, campanha de vendas promovida pela entidade para fomentar o comércio local, o Sistema de Consultas de Crédito, o Certificado Digital, o CDL Phone, as maquinhas de cartão, o serviço de consultas e registros, além de cursos e capacitações promovidos semanalmente.
As soluções foram apresentadas pela agente comercial Fernanda Chiarello Ziliotto, que explicou como cada produto pode otimizar o funcionamento das empresas e trazer proveitos para o dia a dia.
Para o proprietário da APS Equipamentos, Matheus Freitas da Silva, o principal objetivo de integrar uma entidade associativista é ampliar o networking. Representando uma empresa recém-chegada ao município, ele busca se conectar a potenciais clientes, fornecedores e parceiros estratégicos. “Já participei de eventos como a missão na IXC Soft, onde conhecemos a empresa e conversamos com os proprietários sobre a trajetória inspiradora deles. Também estive na Trajetória Empresarial na Santa Maria Imóveis, com o empresário Milton Sordi. Conhecer a história dele e ver sua força e dedicação também foi muito motivador”, salientou.
Matheus ainda pontuou que já nos primeiros eventos pôde encontrar possíveis clientes. “Só essa experiência já foi incrível, e acredito que o futuro reserva ainda mais oportunidades e sucesso”.
SPC BRASIL
Uma das soluções mais procuradas pelos associados é o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), maior banco de dados da América Latina em informações creditícias sobre pessoas físicas e jurídicas.
Em 2021, a CDL migrou para o atual sistema e, desde então, são oferecidas capacitações tanto para atualizar os profissionais que atuam na área quanto para esclarecer suas dúvidas, visando uma boa análise de crédito no momento da venda.
Na última semana, também foi promovido mais um treinamento sobre as atualizações do sistema, no qual a coordenadora do SPC, Elisamar Almeida, pontuou que a partir de janeiro todos os registros no SPC Brasil serão feitos de forma eletrônica. Antes, muitas associações enviavam cartas físicas, mas agora o sistema utiliza inteligência para determinar o melhor canal de comunicação com o devedor, como telefone, SMS, e-mail ou carta. O objetivo é garantir que a notificação chegue ao cliente da forma mais eficaz, facilitando o pagamento e aumentando a recuperação de valores”, explicou.
Além disso, a coordenadora relembrou aos empreendedores que o SPC não realiza cobrança direta, mas oferece ferramentas para facilitar esse processo. Para o próximo ano, é esperada a implantação de uma plataforma gratuita de cobrança. “Essa ferramenta permitirá que os associados insiram as informações de seus devedores, gerem boletos e recebam pagamentos diretamente. Será uma solução prática e sem custo, disponível para auxiliar no gerenciamento de cobranças”, apresentou Elisamar.