Os diretores e integrantes da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem de Chapecó (CDL Jovem) estiveram reunidos, nesta semana, para discutir e planejar as ações deste semestre. Na sequência receberam o empresário Marcos Moschetta – convidado especial do encontro de julho – querelatou sua experiência no mundo dos negócios do ramo supermercadista.
O evento foi conduzido pelo presidente da CDL Jovem Chapecó, Christiano Giordani, pela vice-presidente Mara Nolasco, e contou com a participação do presidente da CDL Chapecó, Edson Demétrio Piana. A CDL Jovem visa promover o desenvolvimento de jovens empresários e profissionais que atuam em cargos estratégicos para fortalecerem o espírito de liderança e empreendedorismo e para que sejam atuantes em entidades de classe.
Marcos Moschetta, que participou da reunião acompanhado pela filha Isabela, é sócio-proprietário e diretor do Brasão Supermercados – empresa com três unidades em Chapecó e uma em Xaxim. “A ideia foi comentar sobre minha experiência de 37 anos no Brasão, destacando vivências que serviram de lição e relatos que gostaria de ter ouvido quando estava começando na empresa. Sabemos que se aprende com os erros, mas se pudermos aprender com as falhas dos outros, melhor”, frisou.
O empresário também destacou que, embora seja necessário abrir mão de algumas situações para conquistar o sucesso, é possível fazer tudo. “Empreender exige esforço, disciplina, responsabilidade e também o exemplo que deve ser passado aos liderados. No entanto, não existe a questão de escolher alguma coisa ou outra, ou seja, nem somente negócios, nem somente lazer. Podemos ter empresa, ter família, diversão e participação na sociedade. Podemos, sim, criar os filhos, curtir e desenvolver a sucessão”, argumentou.
O Brasão Supermercados foi fundado pelos tios de Marcos Moschetta em 1953. “Eles fizeram a sua parte em um momento muito importante e trabalharam em um sistema estritamente familiar. Foi uma empresa que se desenvolveu e que, com o passar do tempo, se deparou com outros desafios. Hoje, a concorrência não é somente local. Há novos negócios surgindo e muitos investidores de fora que vêm atraídos pelo potencial da cidade-polo do Oeste. Então, a nossa missão é acompanhar esse crescimento e fazer as nossas empresas evoluírem para o bem da nossa cidade, da nossa equipe e da nossa família”, destacou.
A programação também contou com a participação do coordenador do Núcleo de Jovens Empresários (NJE) da Associação Comercial e Industrial de Chapecó, Vicente Machado da Rocha, que apresentou a programação do “20 Minutos” – evento programado para o dia 3 de agosto, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó. O objetivo é inspirar os participantes a partir de cases de sucesso. O programa também busca fomentar, fortalecer e promover o associativismo no sentidode um modelo de colaboração entre pessoas e empresas que têm interesse em comum.
O presidente da CDL Jovem Chapecó, Christiano Giordani, e o presidente da CDL Chapecó Edson Demétrio Piana avaliaram de forma positiva o evento. “Além de evoluir no planejamento das ações deste semestre e conhecer um pouco mais sobre o propósito do evento 20 minutos, ouvimos mais uma história de sucesso, que enriquecerá o dia a dia de trabalho de todos os que tiveram presentes”, concluiu Giordani.