“FGTS Digital e atualizações do eSocial 2023” foi o tema do curso promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL), nesta semana, no auditório da entidade. A capacitação foi conduzida pela contadora e empresária Tatiana Golfe, que tem 14 anos de experiência no setor e participou do Grupo de Trabalho que desenvolve o eSocial. Participaram profissionais e empresários do comércio local.
Segundo Tatiana, muitas atualizações estão chegando no mercado e impactarão as rotinas administrativas das empresas. “O FGTS Digital, por exemplo, substitui todas as guias de recolhimento de FGTS dos funcionários e traz uma nova gestão para emiti-las, novas datas e nova forma de pagamento. O pagamento via PIX impactará bastante porque hoje as pessoas estão acostumadas a pagar com código de barras na lotérica e nos bancos e isso não será mais possível”, explicou.
Também haverá uma grande mudança nas escriturações e é necessário estar atento ao processo trabalhista. “Os advogados, a partir de 1º de abril deste ano, precisam escriturar todos os processos trabalhistas que as empresas efetivamente perderem. É algo que não existia até então e que passa a marcar uma nova era da advocacia no Brasil”, salientou Tatiana.
Tatiana destacou ainda as alterações de cultura do departamento pessoal, escritórios de contabilidade, eventos totalizadores do eSocial (informações do FGTS por trabalhador e FGTS consolidado por contribuinte), base de dados do FGTS Digital, autodeclaração pelo empregador, métodos de recomposição de base (históricos de remuneração competência a competência, saldo rescisório e importação dos dados do sistema de folha de pagamento). Outros assuntos abordados estão relacionados à emissão de guias, pagamento de guias em duplicidade, conta virtual do empregador, central de mensagens e demonstração do novo sistema.
CONFIRA MAIS DETALHES SOBRE AS ALTERAÇÕES:
ü Com a plataforma digital, a arrecadação do FGTS é feita somente via PIX, sistema de pagamento instantâneo do Banco Central.
ü Haverá mudança no cálculo do Imposto de Renda que terá nova fórmula. Com isso, a empresa pode escolher como gostaria de calcular, ou seja, simplificado ou pela regra atual.
ü Toda a entrada do Imposto de Renda (IR) dos códigos 0561 e 0588 que são descontados do pró-labore do funcionário transitarão pelo Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) que será único, via sistema DCTFWeb.
ü As empresas precisam se preparar porque devem estar em conformidade com o fisco. Quem não estiver preparado terá as certidões negativas bloqueadas, o que traz complicações, pois para negociar no mercado interno e externo, é necessário estar com as certidões em dia.
O coordenador comercial da CDL Chapecó, Mauricio Duarte, frisou que a entidade busca oferecer constantemente capacitações que atendam às necessidades dos lojistas nas mais diversas áreas. “Quem tiver interesse em aperfeiçoar sua equipe pode procurar a CDL Chapecó, conferir a programação dos próximos cursos e, caso não tenha um de seu interesse disponível, poderá deixar o nome e a área em que deseja buscar aperfeiçoamento que avaliaremos a viabilidade e entraremos em contato assim que tivermos uma turma aberta”.
Informações sobre os cursos da CDL pelos telefones: (49) 3319-4300; 49 9 9925 5819 ou pelo e-mail cursos@cdlchapeco.com.br.