O Dia das Mães está chegando e para quem já está pensando no presente para celebrar a data, comemorada no segundo domingo de maio (09), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) tem uma sugestão especial: A nova campanha da entidade reforça a importância de investir no comércio local. “Com isso, além de presentear a mãe, o gesto representa uma forma de contribuir com o fortalecimento da economia do município. Investir em um presente no comércio da cidade é uma maneira de valorizar nossos potenciais e ajudar na retomada dos negócios e no crescimento econômico de Chapecó”, enfatiza o presidente da entidade, Clóvis Afonso Spohr.
A sugestão é pesquisar e conhecer as opções que existem no município. “Nossa cidade se destaca pelo empreendedorismo e inovação. Temos um comércio forte com oportunidades de produtos e serviços para todos os gostos”, completa Spohr ao realçar que os cuidados sanitários do Estado e do Munícipio seguem de forma criteriosa nas lojas, visando segurança à saúde dos profissionais e clientes.
EXPECTATIVAS
As expectativas para o movimento no comércio em Chapecó são positivas e devem ser superiores às do ano passado. A CDL Chapecó acredita em resultados melhores que seguirão as perspectivas estaduais.
Levantamento realizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) aponta que 53% dos entrevistados acreditam que as vendas para o Dia das Mães deste ano serão superiores às registradas no mesmo período do ano passado. Outros 36% avaliam que o resultado deve ser igual.
Mesmo com os impactos da pandemia, a maior parte dos entrevistados, 39,9%, avalia que o crescimento nas vendas será de até 4%. Entre os itens que deverão ser mais procurados para a data estão as roupas e calçados (mencionados por 36,1% dos entrevistados), flores (19,1%), eletroeletrônicos (11,2%) e chocolates (10,4%). Foi identificado ainda que 65,2% dos empresários estão programando alguma promoção e 31,6% estimam um tíquete médio entre R$ 51 e R$ 100.
O levantamento da FCDL/SC foi realizado com 400 empresas associadas que atuam no varejo em 20 cidades com maior potencial de consumo – IPC. Quanto à forma de atendimento, 52,2% estão operando tanto de forma física quanto on-line, 45% somente em loja física e 2,8% somente on-line.