12

Curso da CDL Chapecó apresenta estratégias para fortalecer as vendas no e-commerce

O comércio eletrônico está em constante expansão e as empresas que atuam ou pretendem ingressar nesse mercado precisam estar preparadas para potencializarem suas vendas. Para auxiliar empresários e profissionais do comércio a fortalecerem seus negócios, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL Chapecó) promoveu, nesta semana, o curso “E-commerce: teoria e prática”.

A capacitação foi conduzida pelos empresários da Belli DigitalWagner Corrêa da Silva e Mara Machado. As atividades envolveram aulas teóricas e práticas e iniciaram antes mesmo do primeiro dia de capacitação. “Enviamos um formulário aos inscritos e pesquisamos exatamente em que nível de consciência estavam para trazer um material que pudesse mostrar quais caminhos poderiam seguir. Como a maioria não tem o e-commerce desenvolvido na empresa iniciamos com uma programação geral e, com base nisso, a parte prática que trouxemos no segundo dia contribuiu para que o grupo conseguisse olhar para o que tem na empresa”, explicou Wagner.

Mara complementou que o e-commerce demanda uma grandiosa estrutura por trás. “Temos que olhar para os dois vieses, ou seja, como consumidor e como profissional que colocará o e-commerce no ar. “Entender essa diferença e saber até que momento o negócio está preparado para isso é muito importante, levando em consideração que não retrocederemos. Trata-se de algo que só veio para agregar e precisamos estar ligados no que está acontecendo”.

De acordo com Wagner, o objetivo foi desmistificar essa questão de que “é só uma lojinha on-line. O negócio virtual hoje é muito mais complexo do que uma loja física e a ideia foi mostrar um pouco dessa realidade na prática”.

Por fim, os palestrantes destacaram que é fundamental entender que não é somente bater uma foto e colocar na plataforma. “Existe todo um processo, ou seja, é preciso pensar em logística, em como faturar, que cartões aceitar, quem que receberá os pedidos, entre outros aspectos. Nosso propósito como agência é educar as pessoas a alfabetizarem os negócios no mundo digital. É necessário aprender como funciona para entender qual o melhor caminho”, finalizou Mara.

O curso integrou a programação de capacitações oferecidas todos os meses aos empresários e profissionais do comércio para o aperfeiçoamento das atividades nas mais diversas áreas. “Os treinamentos estão entre as ações que oferecemos para que os lojistas aumentem a competitividade de seus negócios, melhorem a satisfação de seus clientes e contribuam para o movimento da economia local e regional”, ressaltou o presidente da CDL Chapecó, Edson Piana.

Informações sobre os cursos da CDL pelos telefones: (49) 3319-4300; 49 9 9925 5819 ou pelo e-mail cursos@cdlchapeco.com.br.

10

CDL Chapecó projeta crescimento nas vendas do Dia das Crianças

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL Chapecó) projeta crescimento de aproximadamente 4% nas vendas de Dia das Crianças neste ano. A previsão é baseada nos resultados da pesquisa de intenção de compras para a data, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC) que inclui a cidade- polo do Oeste entre os municípios pesquisados.  

A pesquisa apontou que os consumidores catarinenses pretendem gastar, em média, R$ 246,54 na data – o maior resultado nominal da série histórica.  “Estamos otimistas com as vendas para essa data que está entre as principais do varejo no segundo semestre. A expectativa de gasto médio e a confiança dos consumidores são positivas”, destaca o presidente da CDL Chapecó, Edson Demétrio Piana.

O Dia das Crianças geralmente traz um incremento nas vendas de brinquedos, roupas, calçados, equipamentos de informática e viagens. “O comércio chapecoense está preparado com uma diversidade de opções dos mais variados preços e para os mais variados gostos para presentear o público infantil”, frisa Piana.

Para aproveitar o potencial da data, a CDL Chapecó informa aos consumidores que o feriado de 12 de outubro, assim como nas demais datas comemorativas, será dia livre para o comércio e, portanto, muitas lojas estarão abertas para as compras.